Áudios revelam descontrole e assédio moral de Pedro Guimarães na Caixa

Pedro Guimarães. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pedro Guimarães. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após funcionárias da Caixa Econômica Federal denunciarem o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, por assédio sexual, gravações divulgadas nesta quinta-feira (30), mostram relatos de assédio moral por parte do ex-chefe da instituição.

Os áudios obtidos pelo site “Metrópoles” revelam descontrole e assédio moral de Guimarães, que elevava a voz com frequência e recorria a um vocabulário grosseiro quando os subordinados tinham atitudes que o desagradavam.

Em uma das gravações, Pedro Guimarães, que até quarta-feira (29) comandava o banco público, fez questão de dizer que não levaria em consideração a opinião dos subordinados porque ele quem tinha o poder de decisão na Caixa.

Funcionários ouvidos pelo site relataram ser frequentes ocasiões em que Pedro utilizada expressões ácidas e termos pornográficos, como “paulo mole”, “júnior” e “faixa branca”.

Um dos ouvidos citou que o ex-chefe deu um soco na TV instalada em uma das salas da diretoria, já danificou um computador e até jogou um celular funcional contra a parede.

Pedro Guimarães também externou medo de estar gravado e tinha o hábito de confiscar telefones dos funcionários para se certificar de que não estaria sendo filmado.

O governo Federal optou por não demitir Guimarães, que oficializou sua saída diante da ampla repercussão negativa a partir das denúncias. Em carta entregue ao presidente e dirigida aos brasileiros e aos colaboradores do banco, Guimarães nega as acusações.

Confira os áudios divulgados:

Nova presidente

A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, foi nomeada nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro como nova presidente da Caixa Econômica Federal, em substituição a Pedro Guimarães.

A exoneração de Guimarães e a nomeação de Daniella foram publicadas no final da tarde em edição extra do Diário Oficial da União.

Leia também:

+ Vídeo: Mamãe Falei e bolsonaristas brigam no meio da rua no estado do Paraná

Comentários

 




    gl