Categories: Brasil

Atendimentos a animais nas unidades de zoonoses da Vigilância Sanitária aumentam em janeiro

O primeiro mês de 2019 foi marcado pelo aumento de 100% nos atendimentos a animais nas unidades de zoonoses da Vigilância Sanitária. O crescimento que resolveu parte da demanda reprimida de serviços é resultado da recente contratação de médicos-veterinários para a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa). Entre as conquistas com o reforço, o Instituto Municipal Jorge Vaitsman (IJV), na Mangueira, e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santa Cruz, passam a oferecer todos os dias da semana, já a partir dessa segunda-feira (4), o tratamento para a esporotricose, micose causada por um fungo que vive no solo e provoca sérias lesões em gatos, afetando também humanos.

Com a integração dos novos profissionais, os atendimentos diários a cães e gatos no IJV aumentaram 100% (de 50 para 100). As castrações também cresceram. São agora 20 por dia, quase 50% a mais das 14 anteriores. Com o reforço, a unidade passou a contar com mais dez vagas (foi de 50 para 60) para o tratamento da esporotricose, com um acréscimo de novos 200 atendimentos ao mês. No geral, o instituto contabilizou nesse primeiro mês um crescimento diário de cerca de 70%: de 114 para 180.

No CCZ, com a chegada dos médicos-veterinários, as vagas para o tratamento da esporotricose vão passar dos atuais 180 para 300 atendimentos semanais, um aumento de cerca de 70%. Nas duas unidades, o serviço estará disponível à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Começamos 2019 com projetos fundamentais para a ampliação de nossos serviços. O reforço de profissionais é um deles. Entre nossas prioridades, estamos aumentando as vagas para o tratamento da esporotricose, causa sérios problemas, em especial, na pele. E já temos conquistas, como o mutirão da castração de gatos, que esse ano acontecerá uma vez por mês, nos permitindo avançar ainda mais com as ações de controle de zoonoses”, adianta a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária da Vigilância Sanitária do Rio.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Breno, filho de Tinga, é anunciado como intérprete oficial no Rio

Rio. A escola de samba Alegria de Copacabana, voltando ao cenário carnavalesco, já tem uma nova voz oficial para o…

14 minutos ago
  • Brasil

Emoção marca homenagem da Aeronáutica para médico morto no RS

Tragédia no Sul. O médico capixaba Leandro Medice, encontrado morto na manhã de segunda-feira (13) em um abrigo no Rio…

45 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Doações podem ser trocadas por ingressos para sorteio da ordem dos desfiles

Rio. A ordem dos desfiles para o Carnaval 2025 do Grupo Especial será conhecida no próximo dia 23, na Cidade do…

54 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Mangueira divulga a sinopse do enredo 2025

Rio. A Estação Primeira de Mangueira terá como enredo no próximo ano; À flor da Terra - No Rio da negritude…

2 horas ago
  • Famosos

Sexo, amor e trabalho não têm idade! Susana Vieira revela estratégia aos 81

Parar? Nem pensar! Susana Vieira, aos 81 anos, lançou sua biografia e garante que segue com contrato vitalício com a…

3 horas ago
  • Famosos

Ex-campeão do BBB reage aos comentários sobre sua aparência

Bastidores. Dhomini, campeão da terceira edição do BBB 3, fez um desabafo nesta terça-feira (14) em seu perfil no Instagram…

3 horas ago