Até quando vai a onda de calor sufocante que atinge o Brasil?

Termômetro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Termômetro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A onda de calor extremo que tem elevado os termômetros e feito cidades baterem recordes de temperatura neste fim do verão, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, só deve deixar o país no outono.

Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a previsão é de que as temperaturas continuem elevadas até quarta-feira (20), ou seja, no início da nova estação.

Em razão de um bloqueio atmosférico causado por um grande sistema de alta pressão atmosférica, os últimos dias registraram temperaturas de até 5°C acima da média, o que coloca a saúde humana em risco.

O meteorologista Guilherme Borges afirmou que o pico da onda de calor foi neste fim de semana. No Rio de Janeiro, a temperatura ficou perto dos 40ºC e a sensação térmica chegou a 60,1ºC, a maior da série histórica medida pelo Alerta Rio. A cidade de São Paulo registrou uma temperatura de 34,7 graus no sábado (16), a maior marca em 81 anos de medição.

“As temperaturas devem dar uma aliviada a partir de quarta-feira, mas é importante ressaltar que vai ser um começo de outono bem quente”, disse Borges à “CNN”.

Ainda segundo o profissional, a região Sul já começou a ter uma leve diminuição das temperaturas. Ele acrescentou que, nos próximos dias, pode haver um leve aumento nas chuvas, mas longe do padrão das “águas de março”.

Comentários

 




    gl