Categories: BrasilPolítica

Aras pede ao STF que derrube liminar de Toffoli que parou caso Queiroz

O procurador-geral da República Augusto Aras, enviou nesta terça-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal um pedido para que a liminar concedida pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, que paralisou a investigação sobre rachadinha do senador Flavio Bolsonaro (sem partido-RJ) e pelo menos outros 935 inquéritos pelo país seja revista.

Toffoli concedeu a liminar em julho, atendendo ao pedido da defesa de Flavio Bolsonaro, suspendendo o andamento de todos os processos judiciais do país que foram instaurados sem supervisão da Justiça e que envolvem dados compartilhados pelos órgãos administrativos de fiscalização e controle como o Fisco, o Coaf e o Bacen.

Em sua manifestação, Aras argumenta que a transferência de informações financeiras pelo Coaf e pela Receita Federal para investigações do Ministério Público cumpre a lei e a Constituição. Em sua avaliação, os órgãos transferem apenas informações pontuais e não violam o sigilo bancário e fiscal dos contribuintes ao fazer isso.

“Tais órgãos de persecução penal não têm acesso à integralidade dos dados fiscais e bancários dos contribuintes, mas, apenas, àqueles dados específicos cujo repasse se faça necessário a atingir os fins legais, no caso, a possibilitar que o Estado atue na prevenção e repressão de ilícitos penais”, escreveu.

O PGR ainda criticou duramente a decisão de Toffoli, dizendo que o processo em tramitação no Supremo tratava de outro assunto: a possibilidade ou não de os dados bancários obtidos pela Receita Federal serem compartilhados com o Ministério Público para investigações, sem passar por uma decisão judicial.

Neste sentido, afirma Aras, Toffoli ampliou indevidamente e ilegalmente o objeto do processo para incluir o Coaf na discussão e suspender todas as investigações, incluindo a de Flavio Bolsonaro.

O caso sobre o trabalho de apuração em torno de movimentações suspeitas voltou à tona porque o STF vai julgar nesta quarta-feira (20) se mantém a decisão do presidente do STF. A Corte vai decidir se há limite para compartilhamento de dados fiscais.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Augusto ArasCOAFdestaqueDias ToffoliFabricio QueirozFlavio BolsonaroSTF

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

50 minutos ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

1 hora ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

2 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

2 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

2 horas ago