Categories: Brasil

Após vídeo racista, estudante apoiador de Bolsonaro é suspenso de universidade e perde emprego

“Essa negraiada vai morrer”. Esta frase foi dira por um estudante de direito, apoiador do presidente eleito Jair Bolsonaro, em um vídeo que viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, Pedro Bellintani Balleoti dirige seu automóvel enquanto faz comentários favoráveis à morte de negros e de pessoas com ideologia de esquerda.

Na gravação, em pouco mais de vinte segundos, ele afirma que está indo votar armado com faca, pistola: “O diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo”.

Em seguida, o rapaz, de 25 anos, que estava em Londrina para votar, mas reside em São Paulo, muda a câmera para fora do carro, aponta para um grupo de pessoas e diz “tá vendo essa negraiada? Vai morrer! É capitão, caralho”.

A repercussão negativa do vídeo na internet gerou consequência para o rapaz que foi suspenso da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na tarde desta terça-feira (30).

Em nota, a instituição afirmou que repudia todas as incitações de violência que o jovem fez no vídeo e que já instaurou um processo disciplinar. O rapaz foi demitido do escritório de advogados onde trabalhava desde julho.

“O DDSA tomou conhecimento, na tarde de hoje, de vídeo que circula nas redes sociais com declarações efetuadas por acadêmico de Direito que fazia estágio no escritório e imediatamente o desligou de seus quadros. O escritório repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal”, diz o comunicado da empresa.

Dezenas de estudantes do Mackenzie protestaram na manhã desta terça-feira (30) e pediram a expulsão do estudante, além de medidas de segurança por parte da universidade. Leia a nota emitida pela Universidade:

“A Universidade Presbiteriana Mackenzie tomou conhecimento de vídeos produzidos por um discente, fora do ambiente da Universidade, e divulgados nas redes sociais, onde ele faz discurso incitando a violência, com ameaças, e manifestação racista. Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição que, de imediato, instaurou processo disciplinar, aplicando preventivamente a suspensão do discente das atividades acadêmicas. Iniciou, paralelamente, sindicância para apuração e aplicação das sanções cabíveis, conforme dispõe o Código de Decoro Acadêmico da Universidade”.

Jovem se diz arrependido

“Foi uma fala completamente infeliz, estou completamente arrependido e não imaginava essa proporção que o vídeo iria tomar. Fiquei arrasado e arrependido pelo sofrimento que eu possa ter causado para todas as pessoas. Quem me conhece sabe que não sou racista e nem violento. Foi uma bobagem de impulso”, disse Bellintani em  entrevista a “Folha” no início da noite desta terça-feira (30).

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

36 minutos ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

7 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

13 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

23 horas ago