Após esquerda vencer eleição na Colômbia, Bolsonaro manda mensagem para aliados

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Fotos: Isac Nobrega/PR e Reprodução/Twitter

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Fotos: Isac Nobrega/PR e Reprodução/Twitter

Gustavo Petro, ex-prefeito esquerdista de Bogotá, membro do grupo guerrilheiro M-19 e atual senador, foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (19). A eleição de Petro gerou comentários do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) em uma lista de transmissão que mantém no WhatsApp.

De acordo com Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Bolsonaro compartilhou uma reportagem da BBC News Brasil com o título “Ex-guerrilheiro vence eleição na Colômbia e será primeiro presidente de esquerda do país” e fez a seguinte observação: “Cuba… Venezuela… Argentina… Chile … Colômbia… Brasil???”, fazendo uma referência a uma possível vitória do Lula por aqui. Vale lembrar que o líder brasileiro ainda não reconheceu o êxito de Petro.

Com o triunfo de Gustavo, a América do Sul passa a contar com os seguintes países sendo liderados pela esquerda: Argentina (Alberto Fernández), Bolívia (Luis Arce), Chile (Gabriel Boric) Guiana (Irfaan Ali), Peru (Pedro Castillo), Suriname (Chan Santokhi) e Venezuela (Nicolás Maduro). Um total de oito presidentes.

Já os presidentes considerados de centro-direita ou direita são: Brasil (Jair Bolsonaro), Equador (Guillermo Lasso), Paraguai (Mario Abdo Benítez) e Uruguai (Luis Alberto Lacalle Pou).

Líderes de esquerda parabenizam Petro

A vitória de Petro gerou reação entre os líderes de esquerda pelo mundo. Ele foi parabenizado pelos seguintes nomes: Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil; Nicolás Maduro, presidente de Venezuela; Andrés Manuel López Obrador, presidente do México; Gabriel Boric, presidente do Chile; Alberto Fernández, presidente de Argentina; Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba; Luis Arce, presidente da Bolívia; Daniel Ortega, presidente da Nicarágua; Guillermo Lasso, presidente do Equador; Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia.

Colômbia tem primeiro presidente de esquerda do país

Gustavo Petro, de 62 anos, foi eleito com 50,44% dos votos e derrotou o populista Rodolfo Hernández, de 77 anos, com 47,31%. É a primeira vez que um presidente de esquerda é eleito no país.

A vice-presidente Francia Márquez também fez história. Advogada, ativista pelo meio ambiente e direitos humanos, ela se tornou a primeira mulher e negra a assumir o cargo.

A dupla prometeu melhorar as condições sociais e econômicas de um país onde metade da população vive em alguma forma de pobreza. Propôs também uma ambiciosa reforma tributária de US$ 13,5 bilhões – equivalente a 5,5% do produto interno bruto da Colômbia – financiada por impostos mais altos sobre os mais ricos.

Gustavo Petro e Francia Márquez. Foto: Reprodução/Twitter

Leia também:

+ Caso Dom e Bruno: lancha é localizada e PF tem mais cinco suspeitos de participar do crime

+ Caixa libera nova rodada de pagamento do Auxílio Brasil; veja quem recebe

+ A fila andou! Bailarina do Faustão revela romance com Edu Guedes

Comentários

 




    gl