Após dias de calor intenso, Brasil entra em alerta para tempestades

Nuvem. Foto: Pikist

Nuvem. Foto: Pikist

Após dias de calor intenso, que fez a temperatura bater recordes em vários estados, o Brasil se prepara para a chegada de fortes chuvas nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo potencial” para tempestades no Distrito Federal e sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já vinham enfrentando tempestades, também estão em alerta, mas ao nível ainda mais alto — de “grande perigo”.

Segundo informações do Climatempo, os temporais devem seguir intensos no Sul e se espalhar para as demais regiões do país ao longo desta sexta-feira (17) e durante o fim de semana.

As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h. Alguns lugares podem ter até granizo.

+ Médico revela dez dicas para evitar os impactos do calor intenso

Queda de temperatura

Uma queda substancial na temperatura poderá ser sentida apenas a partir de segunda-feira (20_. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que quebraram recordes de calor na última semana, a expectativa é que a máxima caia 10 graus entre sábado e domingo.

Os termômetros atingindo marcas recordes na última semana são atribuídos à quarta onda de calor do ano, intensificada por um El Niño considerado atípico e pelos efeitos do aquecimento global.

“A partir desta sexta-feira (17), o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos), vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo. No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h”, informou o Inmet.

Leia também:

+ Ministério da Saúde reforça orientações e cuidados durante onda de calor

Comentários

 




    gl