Categories: BrasilPolítica

Após derrota na Câmara, Bolsonaro revoga decreto que mudava sigilo de dados públicos

Depois de sofrer uma derrota política no Congresso e receber críticas pelo retrocesso que provocaria na transparência dos atos públicos, o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar decreto que alterava as regras de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), que entrou em vigor em 2012. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Civil, a revogação será publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (27).

O decreto, que foi assinado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, no dia 24 de janeiro, durante viagem do presidente a Davos, na Suíça, alterava as regras de aplicação da LAI e permitia que ocupantes de cargos comissionados da gestão, em muitos casos sem vínculo permanente com a administração pública, pudessem classificar dados do governo federal como informações ultrassecretas e secretas.

A decisão de rever o decreto ocorreu depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado na semana passada a urgência de um projeto que sustaria os efeitos do texto original. Bolsonaro optou por revogar o decreto após o governo ser avisado que sofreria uma nova derrota, desta vez no Senado.

Embora o governo negasse diminuição de transparência, o decreto que agora foi revogado ampliava o número de autoridades que poderiam tornar as informações protegidas por 25 anos, renovadas por mais 25 anos, as chamadas ultrassecretas. Pelo texto anterior, essa classificação só poderia ser feita por presidente, vice-presidente, ministros de Estado, comandantes das Forças Armadas e chefes de missões diplomáticas ou consulares permanentes no exterior.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Prefeito de Canoas fala sobre resgate de cavalo ilhado em telhado de casa

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, do PSD, afirmou que a operação de resgate de um cavalo ilhado deve exigir…

23 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa abre o jogo sobre ménage com Belo e Adriano Imperador

Em sua primeira entrevista após deixar de seguir Belo nas redes sociais, Gracyanne Barbosa abordou, como era esperado, vários assuntos…

41 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Música
  • Política
  • Rio de Janeiro

Eduardo Paes diz que não vai autorizar shows do Bruno Mars no Rio

Marcados para os dias 4 e 5 de outubro de 2024, os shows de Bruno Mars no Estádio Nilton Santos,…

57 minutos ago
  • Famosos

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição. Musa fitness concedeu entrevista ao podcats e o tema central…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: maioria não aprova três dias de desfiles no Grupo Especial 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Edson Pereira e equipe apresentam projeto visual na Tijuca e fotos dão água na boca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

11 horas ago