Após comentários racistas, youtuber Júlio Cocielo perde parcerias com empresas

Julio Cocielo. Foto: Reprodução/Instagram

Julio Cocielo. Foto: Reprodução/Instagram

O pedido de desculpas do youtuber Júlio Cocielo, após comentários racistas no Twitter, não serviram para as marcas que já fizeram parcerias com o garoto. Empresas como Coca-Cola, Adidas e Submarino informaram que não estarão mais atreladas à imagem do youtuber.

Os internautas cobraram manifestações das marcas que usam a imagem de Cocielo em campanhas publicitárias. O Submarino foi o primeiro a se posicionar. O site afirmou que não aceita comentários de injúria racial. “O Submarino repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias”, afirmou a empresa.

Em nota, a Adidas comunicou que repudia “todo e qualquer tipo de discriminação” e “decidiu suspender a parceria com o youtuber Júlio Cocielo”. Já a Coca-Cola informou que não tem mais ligação com Cocielo e não pretende futuros acordos comerciais de publicidade.

Além das três marcas, o Itaú também comunicou que Cocielo “não faz mais parte” de qualquer ação de propaganda e que a empresa “repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito”, a fim de que “o respeito à diversidade sempre prevaleça”.

O McDonald’s e a Gillette, que já realizaram parcerias com o youtuber, afirmaram que não têm relação comercial com Cocielo e não chegaram a se manifestar em relação ao episódio.

Entenda o caso

youtuber Júlio Cocielo protagonizou um episódio polêmico no Twitter, na última sexta-feira (30). Durante uma partida da Copa do Mundo, o jovem escreveu que um jogador negro da França “conseguiria fazer uns arrastões” na praia. O comentário foi bastante criticado por usuários da rede social, que apontaram racismo na declaração do youtuber.

O comentário polêmico de Cocielo foi feito enquanto as seleções da França e da Argentina se enfrentavam nas oitavas de finais. O youtuber comparou a velocidade do jogador francês Kylian Mbappé com a de criminosos que roubam pessoas no litoral brasileiro. “mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein”, escreveu.

Comentário polêmico de Júlio Cocielo. Foto: Captura de Tela
Comentário polêmico de Júlio Cocielo. Foto: Captura de Tela

Comentários

 




    gl