Categories: BrasilPolítica

Após Bolsonaro fazer gesto de supremacistas brancos, Eduardo posta imagem de Tais Araújo e Lázaro Ramos

Na noite da última quinta-feira (28), durante uma live presidencial, Jair Bolsonaro mais uma vez chamou atenção ao tomar um copo de leite puro.

O gesto, de acordo com pesquisadores, tem uma correlação com movimentos neonazistas, que adotam a prática como símbolo de supremacia racial.

O presidente, no entanto, estaria cumprindo um desafio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). Apesar disso, ele não ”desafia” ninguém a participar do movimento quebrando a corrente do que estaria realizando.

Bolsonaro tomando copo de leite durante live presidencial. Gesto é um símbolo nazista. Foto: Reprodução

O assunto ganhou um novo capítulo neste sábado (30) através do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. Ele resgatou no Twitter uma campanha publicitária em que os atores negros Lázaro Ramos e Taís Araújo de uma empresa de leite.
https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1266765802088411136?ref_src=twsrc%5Etfw

Além de Bolsonaro, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos também apareceu em transmissão no canal Terça Livre exibindo um copo de leite e repetindo o gesto de Bolsonaro. “Entendedores entenderão”, disse o blogueiro.

Allan é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura disseminação de fake news e ataques contra autoridades e instituições democráticas.

Repercussão na internet

Nas redes sociais, o gesto de Bolsonaro repercutiu. O antropólogo David Nemer postou em sua conta do twitter que “o extremismo do Bolsonarismo é tão tosco que eles apropriam tudo da Alt Right (extremistas brancos americanos) e com atraso – já que isso começou nos EUA em 2017”, declarou.

Supremacistas brancos bebendo leite. Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o pesquisador, “Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros – a capacidade de digerir lactose quando adultos. É uma tentativa racista para se embasar em ‘ciência’ para diferenciar e justificar a ‘raça branca’. Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O que há, é na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio”, pontuou Nemer.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Ex-diretor da Globo conta que pediu demissão por medo de morrer

Ex-diretor da Globo conta que pediu demissão por medo de morrer. Pedro Vasconcelos contou que tomou decisão após ver outros…

8 horas ago
  • Brasil

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos; veja trailer de série da Netflix

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos; veja trailer de série da Netflix. A Netflix divulgou nesta terça-feira (30) o…

9 horas ago
  • Carnaval

Clube do Samba comemora 45 anos com ‘A Grande Roda’

Samba. Diogo Nogueira, Xande de Pilares, roda de samba com Didu Nogueira e convidados são algumas das atrações do aniversário…

10 horas ago
  • Música

Fafá de Belém e Joelma criticam ausência de artistas do Norte no Rock in Rio

Música. As cantoras Fafá de Belém e Joelma usaram as suas contas no Instagram nesta terça-feira (30) para protestar pela…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Mocidade Alegre explica parceria com Jorge Silveira em convite para explanação

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre, que lançou no último final de semana o enredo para…

12 horas ago
  • Música

Esposa do cantor Anderson Leonardo faz desabafo emocionante na web

Esposa do cantor Anderson Leonardo faz desabafo emocionante na web Bastidores. Paula Cardoso, esposa do cantor Anderson Leonardo, vocalista do…

12 horas ago