Categories: Brasil

Após ameaças, Corinthians retira camisa com referência a Marielle de seu memorial

O diretor cultural do Corinthians, Carlos Roberto Elias, expôs em seu Twitter uma situação que tem o incomodado. Segundo ele, um grupo de conselheiros denominado “Fiéis Escudeiros” fez ameaças para que a camisa em homenagem a Marielle Franco fosse retirada do memorial do clube alvinegro.

“E, a ignorância persiste. Grupo de conselheiros manda recado que irão ‘invadir’ o memorial para tirar a camisa ‘na marra'”, escreve Carlos Roberto. O uniforme em questão foi usado pelo armador Gustavinho na comemoração da conquista da Liga Ouro de 2018, e contém o questionamento: “quem matou Marielle?”, diz a publicação em referência ao assassinato da ex-vereadora no dia 14 de março de 2018.

Carlos Roberto Elias também compartilhou uma carta que pede “a imediata exclusão de quaisquer alusões de cunho político, religioso ou de outra natureza não relacionadas às conquistas ou sua história dentro do âmbito esportivo dentro do memorial de nosso clube, como ocorre com a camisa direcionada à ex-vereadora do Rio de Janeiro”.

Carta divulgada pelo diretor cultural do Corinthians. Foto: Reprodução

O documento assinado pelo grupo “Fiéis Escudeiros” é direcionada ao CORI (Conselho de Orientação). “Corajosos se escondem atrás de um ‘grupo'”, alfinetou o diretor cultural. A carta ainda afirma que repudiam o uso do clube como “palanque na exposição de ideias pessoais”.

Gustavinho, que se aposentou das quadras e atualmente é supervisor do sub-19 do basquete corintiano, repercutiu a notícia em seu Instagram. “É censura que fala?”, questionando sobre o pedido de retirada de sua camisa do memorial do Parque São Jorge.

Gustavinho, ex-armador do Corinthians, no centro Foto: Beto Miller/Agência Corinthians

Mais de um ano depois, a peça de roupa que foi doada ao memorial do clube e colocada em uma exposição sobre a história do basquete corintiano terminou com sua retirada após protestos de conselheiros do clube.

O Corinthians concordou em retirar a peça e manter apenas uma fotografia do momento no museu, alegando que a camisa não foi usada na partida, ao contrário dos outros itens em exibição.

A exposição “Corinthians Basquete” foi lançada na última sexta-feira (26) e aberta ao público no sábado (27), no memorial do clube no Parque São Jorge, na Zona Leste da capital paulista.

Marielle Franco foi uma vereadora do Rio de Janeiro então filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) morta a tiros dentro de um carro na região central da cidade em 14 de março de 2018. O motorista do veículo, Anderson Gomes, também foi baleado e morreu. O crime segue em investigação, sem desfecho, e se tornou pauta na luta por direitos humanos.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

2 minutos ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

7 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

12 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

22 horas ago