Alunas denunciam casos de assédio na Universidade Federal de Minas Gerais

Alunas da UFMG denunciam casos de assédio dentro da universidade. Foto: Reprodução de Internet

Alunas da UFMG denunciam casos de assédio dentro da universidade. Foto: Reprodução de Internet

Alunas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizam campanha para denunciar uma série de casos de assédio sofridos dentro da instituição. Em apenas cinco dias, houve mais de 30 relatos de perseguição de cunho tanto moral quanto sexual.

A ação foi uma iniciativa do Coletivo de Mulheres Alzira Reis, formado por estudantes do campus saúde. Um formulário foi compartilhado na internet para receber as denúncias anônimas. De acordo com o coletivo, os casos são de abuso partindo de professores, funcionários e até alunos.

Nesta terça-feira (28), a diretoria da Faculdade de Medicina realizou uma reunião para discutir a situação. Segundo a instituição, representantes do coletivo e do Diretório Acadêmico serão convidados para serem ouvidos, uma vez que ainda não foi realizada nenhuma denúncia formal na Escuta Acadêmica, que é o órgão responsável por dar apoio aos estudantes.

Leia a nota na íntegra:

“Na manhã dessa segunda, 27 de agosto, a diretoria da Faculdade de Medicina, juntamente, com a seção de Escuta Acadêmica, realizou reunião cujo tema foi os comentários publicados na página do Facebook do Coletivo Alzira Reis. Foi decidido que serão convidados para uma reunião representante do Coletivo e representantes dos diretórios acadêmicos dos três cursos de graduação (Medicina, Fonoaudiologia e Superior de Tecnologia em Radiologia), para tratar da questão, pois a Faculdade precisa ouvi-los para que possamos auxiliá-los. Haja vista que os comentários ainda não se tornaram denúncias formais na Escuta Acadêmica. A Seção de Escuta Acadêmica é um setor para o atendimento dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG. Este setor recebe demandas relacionadas à vida acadêmica dos estudantes, além de auxiliá-los em questões pessoais que estejam afetando seu desempenho escolar, também encaminha, quando necessário, para tratamentos psicopedagógicos junto ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina da UFMG – Napem. Todas as demandas, inclusive denúncias formalizadas, são respondidas e/ou apuradas de acordo com as normas da Universidade.”

Comentários

 




    gl