Categories: BrasilPolítica

Geraldo Alckmin pode deixar o PSDB e ficar sem partido; entenda

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin pode deixar o PSDB e ficar momentaneamente sem partido. Segundo a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S. Paulo, o tucano está sendo aconselhado a evitar que sua candidatura na chapa de Lula fique atrelada a disputas regionais entre PT e PSB.

Mesmo com Alckmin fora do PSDB, o ex-presidente Lula sinalizaria de forma ainda mais clara que deseja ter o ex-governador como vice em sua chapa, independentemente da legenda à qual ele vai se filiar. A aliança seria facilitada.

Uma vez que ficasse definido que Geraldo seria o candidato a vice-presidente, no PSB ou fora dele, as negociações com os socialistas não envolveriam mais o nome dele em tentativas de acertos regionais, impedindo assim que uma seja usada como barganha por lideranças do partido.

Alckmin tem sido contado para se filiar aos socialistas, mas o presidente do partido, Carlos Siqueira disse que para selar a chapa Lula-Alckmin, é fundamental que os petistas retirem suas candidaturas em estados importantes para o PSB, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

Lula e Alckmin do mesmo lado?

As tratativas para tentar sacramentar os nomes mais importantes das siglas já ocorrem há certo tempo, no entanto, nas últimas semanas, as negociações se intensificaram.

A avaliação dos petistas é a de que a imagem de Geraldo é a última remanescente do histórico PSDB, de Mário Covas e Franco Montoro, o que reforçaria valores democráticos aliado à atenção aos problemas sociais do país.

Alckmin, que precisaria se filiar ao PSB, possui conversas avançadas com outros partidos, como o PSD de Gilberto Kassab, para se lançar candidato ao governo do estado de São Paulo e concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Apesar do resultado pífio na eleição presidencial de 2018, recebendo menos de 5% do total de votos, Alckmin lidera as pesquisas em São Paulo neste ano e tem boa aceitação do eleitorado local.

Lula e Alckmin foram adversários nas eleições de 2006. Na ocasião, o ex-presidente se reelegeu para um novo mandato, após bater o tucano no segundo turno.

Leia também:

+ Bolsonaro tem mais pedidos de impeachment em 2021 que Dilma em todo o mandato

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: destaque-2Eleições 2022Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da SilvaPSBPSDBPT

Recent Posts

  • Televisão

Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow e já tem famoso protestando

Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow e já tem famoso protestando. A dupla de amigas do BBB 24 vai…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Arte do enredo da Viradouro será escolhida através de concurso cultural

Rio. A Unidos do Viradouro, no Carnaval de 2025 na Marquês de Sapucaí, canta o enredo Malunguinho: O mensageiro de três…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Vídeo mostra spoilers dos preparativos da X-9 Paulistana para o Carnaval 2025

Campeã do Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo de 2024, a X-9 Paulistana já tem enredo e…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Leão ligeiro: Estácio de Sá divulga a sinopse e setores do desfile 2025

Rio. A Estácio de Sá foi a primeira escola do Acesso carioca, a Série Ouro, a divulgar seu enredo para…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Geral
  • Televisão

Anahí, de A Grande Conquista, revela ser uma mulher trans

Bastidores. A influencer Anahí Rodrighero revelou, nesta quarta-feira (24) em A Grande Conquista 2, que é uma mulher trans. "Eu…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Um defeito de cor: exposição sobre livro que inspirou Portela chega ao Sesc

São Paulo. De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da…

11 horas ago