Alckmin encontra Bolsonaro e fala sobre nomes para transição de governo

Alckmin participa de reunião de transição governamental. Foto: Reprodução/Twitter

Alckmin participa de reunião de transição governamental. Foto: Reprodução/Twitter

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, nomeou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para o Cargo Especial de Transição Governamental, dando início formalmente ao processo de transição do governo Jair Bolsonaro para Lula. A nomeação de Alckmin foi publicada na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial da União (DOU).

A equipe de transição de governos teve suas primeiras agendas nesta quinta-feira (3), com reuniões com o relator-geral do Orçamento, senador Marcelo Castro, e com Ciro Nogueira.


Leia também:

+ Desocupação: bandeira do Brasil estendida no Planalto é retirada

+ Protestos perdem apoio político e geram revolta em setores produtivos, por Sidney Rezende


Nesta sexta-feira (4), a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante – nomes que vão compor o time de transição – visitarão o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que sediará os trabalhos da equipe de Lula.

Segundo a legislação, a equipe de transição abre espaço para 50 cargos e permite o acesso aos dados da administração pública, para preparar as primeiras medidas do novo governo.

Geraldo Alckmin destacou que a equipe tem 50 cargos em comissão para preencher, além de poder requisitar servidores para atuar na transição. Além disso, ele destacou que partidos deverão ter voluntários também trabalhando na formatação do novo governo. Os nomes deverão ser entregues ao governo na próxima semana.

Alckmin encontra Bolsonaro

O vice-presidente eleito teve um encontro com o atual presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília. Em conversa com jornalistas, ele afirmou que Bolsonaro reiterou o que disseram os ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência.

“Foi positivo. O presidente nos convidou para que fôssemos até lá no seu gabinete e reiterou o que disse o ministro Ciro Nogueira e o General Ramos da disposição do governo federal de prestar todas as informações e colaborações pautada pelo interesse público”, afirmou.

O vice-presidente negocia no Congresso Nacional a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional, chamada PEC da Transição, para garantir a manutenção de serviços e obras públicas e o pagamento do Programa Bolsa Família de R$ 600 para cidadãos integrantes do Cadastro Único e medidas como o aumento do salário mínimo acima da inflação.

Segundo Alckmin, a partir da semana que vem a equipe começará a despachar de Brasília.

Comentários

 




    gl