Categories: Brasil

Adoção: Cinco irmãos, duas novas famílias

O italiano Erminio Garofano, 58 anos, chega à audiência conduzindo sua cadeira de rodas. As roupas coloridas e a pele bem bronzeada mostram que não é daqui. A esposa, Daniela Guerra, 41, cabelo curto e rosto largo, esboça um sorriso tímido, mas que logo muda de semblante nas brincadeiras com Carlos (9 anos) e Sonia (11 anos). No mês passado, a 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI) da Regional de Madureira julgou procedente a adoção internacional de Carlos, Sonia e de outros três – Laiane, Ana Cristina e Richard, que ficaram com o casal Donato e Grazia. O passo a passo para as duas adoções foi conduzido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). As novas famílias deixaram o Brasil no início de março.

A cadeira de rodas vira carrinho para Carlos, que não para um minuto no colo do pai. Quer brincar com todos, fazer dengo. Entra o juiz Luís Otávio Barion Heckmaier, auxiliar da 3ª VIJI. Mais comedido, sabe que na magistratura o protagonismo é do Direito, não dele próprio.

“Esse processo é realmente muito gratificante, você vê a emoção, a esperança das pessoas. O sonho dos casais de ter suas próprias famílias pontua a melhor das audiências: a conclusão de um processo de adoção”.

As perguntas necessárias do magistrado e da promotoria são respondidas de prontidão pela nova família, numa harmonia que começa a se delinear: o pai olha para baixo tentando reter as lágrimas. Daniela se alegra pelo melhor momento de sua vida e ilustra bem o espírito saudável da adoção: não é sair à procura de uma criança para qualquer família, mas apontoar a melhor família para aquela criança. “Eu quero dar tudo aquilo que eles não tiveram”, emociona-se.

O pai promete respeitar a cultura e a origem dos novos filhos. Mas ressalva:

“Do Brasil levo meus tesouros, as melhores emoções. Só deixo o miojo. Que coisa horrível!”, diz com a autoridade de quem é da terra da autêntica macarronada.

Famílias moram próximas e irmãos terão permanente contato

Tanto os casais Emilio e Daniela quanto Donato e Grazia firmaram compromisso ao juízo para que os cinco irmãos mantivessem contato permanente, para preservar o vínculo fraternal. As famílias moram próximas – uma distância de 20 quilômetros – na região de Salerno, na Itália.

Fonte: TJ-RJ

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

3 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

13 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

15 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

16 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

17 horas ago