5% dos cariocas não voltaram para tomar segunda dose da vacina contra a Covid-19

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Aproximadamente 5% das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro não retornaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose na data estipulada. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que quem perdeu o prazo deve procurar um posto de vacinação o mais rápido possível.

De acordo com a Secretaria, a procura pela segunda dose está dentro do esperado. Os intervalos entre as doses para a CoronaVac e a AstraZeneca são diferentes: 28 dias para a primeira e 12 semanas para a segunda. Portanto, quem tomou o primeiro lote da AstraZeneca, ofertado por volta do dia 25 de janeiro, só deverá retornar para a segunda dose no fim de abril.

Nesta terça-feira (13), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que 1,5 milhão dos 23,9 milhões de brasileiros já vacinados não voltaram para receber a 2ª dose contra o novo Coronavírus.

Queiroga declarou que o Ministério vai emitir uma lista por estado com as pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Ele também disse que esse trabalho de completar o “esquema vacinal” será feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Atualmente duas vacinas são aplicadas no Brasil, ambas com autorização emergencial: a da farmacêutica AstraZeneca (em parceria com a Universidade de Oxford) e a da farmacêutica CoronaVac (desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan).

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

 




    gl