Majestade, o sabiá! Jair Rodrigues será enredo no Carnaval 2023

Jair Rodrigues. Foto: Reprodução de vídeo

Jair Rodrigues. Foto: Reprodução de vídeo

Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Jair Rodrigues será o enredo da escola de samba Pérola Negra no Carnaval de 2023 em São Paulo. A homenagem, desenvolvida pelo carnavalesco Cláudio Cebola, tem como tema “Jair Rodrigues. Festa para um Rei Negro” (veja a logo):

Jair é considerado, por muitos, o primeiro rapper brasileiro e alcançou o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”. Com versos mais declamados do que cantados, a música se tornou um de seus principais sucessos. A faixa ganhou popularidade também graças à sua coreografia com as mãos.

Foi nesse período que Jair migrou, em busca do sucesso, para a capital paulista e acabou participando de programas de calouros na televisão. Com o lançamento do primeiro LP, O samba como ele é, de 1964, fez sucesso com o samba O morro não tem vez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O auge veio no ano seguinte, ao lado de Elis Regina, na parceria em O Fino da Bossa, programa da TV Record, que  batia recordes de audiência em todo o país.

Em 1966 participou e venceu o II Festival da Música Popular Brasileira com a canção Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, empatando com a música A banda, de Chico Buarque. A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso rendendo turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão.

Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, dos Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro. Jair interpretou ainda sucessos sertanejos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade, o Sabiá.

Jair Rodrigues morreu, repentinamente, no dia 8 de maio de 2014 na sauna de sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. Ele era casado com Claudine Mello, com quem teve os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, ambos cantores (assista ao vídeo de lançamento do enredo):

No Carnaval 2022 a escola da Vila Madalena apresentou o enredo “O mergulho nos rios sagrados em busca da cura, do corpo e da alma”que rendeu a terceira colocação do Grupo de Acesso 1, com 269,7 pontos.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Liga faz mudança no desfile das campeãs de São Paulo

+ Comissão de frente da Águia de Ouro tem novo coreógrafo

Comentários

 




    gl