Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Sapateado do Samba: Os 70 anos de Beto Machado

Beto Machado. Foto: Reprodução

O Coletivo Sapateado do Samba orgulhosamente parabeniza os 70 anos de vida, arte e samba do querido e amplamente respeitado, Beto Machado, o Pavarotti do Samba!

Roberto Cândido Machado, o Beto Machado no universo cultural, é um artista residente do bairro que tem proporções de cidade: Campo Grande. Afilhado de outro grandioso artista residente do mesmo bairro, Zeca do Trombone, atuou em importantes espaços e terreiros de cultura na cidade do Rio de Janeiro: Imperatriz Leopoldinense, Lapa, Pedra do sal e maximamente no bairro de Campo Grande, entre muitos outros espaços artísticos culturais.

Sambista de fato, da cabeça aos pés, é também reconhecido em sua comunidade sambística como um alto partido, um partido alto na arte do samba e da cultura de um modo geral. Afinal, além de sambista, o cantor de voz melódica e muito bela que, faz lembrar tempos áureos da identidade musical de nosso país, é além de tudo isso, um contista, cronista, poeta, cantor, compositor… e para esse projeto que observa uma pisada percussiva genuína brasileira, Beto Machado, é especialmente um SAPATEADOR DO SAMBA!

Gratidão, querido Beto Machado, pela generosidade e torcida por esse coletivo… E para quem deseja conhecer um pouco mais do Beto, suas obras, dos contos aos CDs, vale fazer contato com esse considerado Poeta também do movimento dançado: @betomachado.samba65

Texto: @munique_mattos, extraído de entrevista exclusiva com Beto Machado para este projeto.

Sobre a autora

MUNIQUE MATTOS: Artista cênica do som, da poesia e do movimento. Bailarina/pesquisadora, integrou diversos grupos e Cias de Dança e atualmente integra o COLETIVO SAPATEADO DO SAMBA além do Movimento de Compositores Samba na Fonte e do Ponto de Cultura “Tá Pirando Pirado Pirou”, espaços onde produz, apresenta próprios Sambas, oficinas, textos e performances com a música corporal tendo enfoque no Sapateado do Samba. A Música Corporal, primeiramente uma brincadeira da infância em Campo Grande-RJ, torna-se posteriormente seu objeto de pesquisa artística e pedagógica, sendo o Sapateado do Samba hoje, sua música corporal de maior atuação e interesse pela possibilidade de atuar praticamente e vislumbrar reflexões sobre a diversidade e a paz.

Comentários

 




    gl