Ministro da Educação corta 30% das verbas de 3 universidades federais

Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Walter Campanato/Agência Brasil

Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Walter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintrab, determinou o corte de 30% das verbas destinadas à Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Segundo informações da Folha, outras instituições de ensino são atingidas. Cerca de R$ 230 milhões foram contingenciados no total, sendo mais da metade do valor às três citadas.

Em nota, o ministério informou que “estuda os bloqueios de forma que nenhum programa seja prejudicado e que os recursos sejam utilizados da forma mais eficaz. O Programa de Assistência Estudantil não sofreu impacto em seu orçamento”.

Ao Estadão, Weintrab falou sobre os atos políticos ocorridos nas instituições. “Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse. Ele deu exemplos do que considera bagunça: “Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus”.

Na classificação das melhores universidades da América Latina, a UnB passou da 19ª posição, em 2017, para 16ª no ano seguinte. A UFBA passou da 71ª para a 30ª posição. A UFF manteve o mesmo lugar, em 45º. Segundo a publicação, as três se destacam pela boa avaliação em ensino e pesquisa. E UnB e UFBA aparecem entre as 400 melhores instituições do mundo em cursos da área da saúde.

Comentários

 




    gl