Agências que dispararam mensagens anti-PT são notificadas pelo WhatsApp

Aplicativo do WhatsApp. Foto: Reprodução/Flickr

Aplicativo do WhatsApp. Foto: Reprodução/Flickr

O Whatsapp enviou notificações extrajudiciais para as agências Croc Services, Quickmobile, SMS Market e Yacows nesta sexta-feira (19). Ação foi tomada após denúncia da Folha de S. Paulo sobre o envio em massa de mensagens, patrocinado por empresas, com conteúdo anti-PT e a favor do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). A prática é considerada ilegal pois está configurada como doação de campanha por empresa, vedada pela legislação eleitoral.

No entanto, a notificação do WhatsApp foi enviada por ferir uma regra específica do aplicativo. Espalhar conteúdo eleitoral não é ilegal na plataforma, porém só é permitido usar lista de números de apoiadores do próprio candidato. Os contatos precisariam ter sido fornecidos de forma voluntária. Na denúncia, foi destacado que contas relacionadas a essas agências enviavam mensagens em massa para números de celulares obtidos na internet. Essas contas também foram excluídos do WhatsApp.

A agência AM4, que cuida oficialmente da campanha de Bolsonaro na internet, também está sob investigação. Ela será notificada caso sejam comprovadas irregularidades.

Flávio Bolsonaro diz ter número bloqueado

O senador eleito Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, afirmou ter tido sua conta banida do WhatsApp. Em seu perfil no Twitter, Flávio definiu atitude da empresa como perseguição. “Meu WhatsApp, com milhares de grupos, foi banido DO NADA, sem nenhuma explicação! Exijo uma resposta oficial da plataforma”, escreveu.

Comentários

 




    gl