Vacinação para adultos também é necessária; entenda

Vacinação. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Vacinação. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Neste dia 17 de outubro é comemorado o dia nacional da vacinação.

As vacinas representam uma significativa conquista alcançada pela ciência com vistas à promoção e proteção da saúde dos indivíduos, trazendo benefícios incomparáveis à humanidade.

Muitas pessoas acreditam que a vacinação deve ser feita apenas na infância. Para a professora do curso de Enfermagem da Anhanguera de Niterói, Caroline Cardelli, essa crença é um grande engano.

“Existem alguns tipos de vacinas que devem ser tomadas para o resto da vida. Algumas doenças se manifestam na fase adulta e, por isso, é de grande importância a vacinação contra doenças bacterianas e virais”, comenta.

A docente explica que em função da perda progressiva da capacidade resposta imunológica do organismo ao longo da vida, depois da adolescência é preciso estar atento à imunização contra várias doenças.

“Durante a vivência profissional neste âmbito, tenho observado que a adesão de vacinação ao calendário infantil tem alcançado bons índices, mas não podemos menosprezar a ausência de busca para vacinação dos adultos. É possível perceber que um adulto não vacinado não coloca em
risco apenas sua saúde, podendo contrair versões mais agressivas de doenças como o sarampo, ele ainda pode servir como vetor de transmissão para crianças que não completaram a imunização”, explica.

Caroline ressalta que as principais vacinas que devem ser administradas em adultos, tendo a oferta gratuita nas unidades básicas de saúde.

“Quando se dirigir até a unidade, esteja munido do comprovante de vacinação anterior para que o profissional possa averiguar a necessidade de completar o esquema vacinal anterior ou apenas atualizar com uma dose de reforço, por exemplo”, completa.

Algumas vacinas que devem ser administradas em adultos:

– Vacina Dupla Tipo Adulto – para difteria e tétano
– Vacina Tríplice Viral – para sarampo, caxumba e rubéola
– Vacina contra Hepatite B
– Vacina contra a Febre Amarela
– Vacina contra o Influenza – gripe
– HPV

Comentários

 




    gl