Transexual é expulsa de banheiro feminino por guardas

Dany Coluty. Foto: Reprodução/Facebook

Dany Coluty. Foto: Reprodução/Facebook

O simples ato de usar banheiros públicos para realizar necessidades fisiológicas pode ser uma dificuldade a mais na vida de uma pessoa transgênero. Na última segunda-feira (18), foi compartilhado um vídeo no qual Dany Coluty, mulher transexual, é expulsa do banheiro feminino por guardas civis. Ação ocorreu em Araruama, município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

No registro, Dany aparece acompanhada de três guardas — dois homens e uma mulher. Visivelmente nervosa, Coluty se apresenta e relata rapidamente o caso. “Eu sou a Dany Coluty, estão me tirando do banheiro. Vamos agora para a delegacia. Eu sou considerada uma mulher trans”, afirma. Em seguida, um dos guardas empurra levemente a mulher, que reage imediatamente. “Tira a mão de cima de mim. Não toque em mim”, diz.

A situação foi comentada por Dany em sua conta pessoal no Facebook. Ela compartilhou o vídeo e definiu como se sentiu no momento que foi retirada do banheiro. “Me senti humilhada pela ação dos guardas municipais de Araruama. Tenho o meu direito de ir e vir como mulher trans”, destacou.

A gravação foi publicada originalmente por uma amiga de Dany em um página no Facebook destinada ao município de Araruama. Na publicação, ela menciona autoridades locais e requer treinamento melhor dos guardas da cidade. “Isso é uma forma desumana, humilhante de tratar qualquer cidadão! Eu, como travesti, me sinto envergonha em ver uma trans ser colocada para fora do banheiro à força! Hoje foi com ela… amanhã pode ser comigo”, escreveu.

A mulher ainda destaca, a exemplo do ocorrido com sua amiga, o constrangimento para uma mulher transexual usar um banheiro que não condiz com sua identidade de gênero. “Imagine o constrangimento, com vestes femininas, com peito, de calcinha… ser obrigada a usar o banheiro masculino”, concluiu.

Comentários

 




    gl