Quais unhas crescem mais rápido? Dos homens ou mulheres?

Cortando a unha. Foto: Reprodução

Cortando a unha. Foto: Reprodução

A Academia Americana de Dermatologia concluiu que a velocidade do crescimento das unhas das mulheres é menor do que nos homens, com exceção apenas durante a gravidez. A época do ano, idade e genética são também fatores que interferem no crescimento das unhas.

O estresse crônico pode inibir o crescimento das unhas, por isso dormir bem, entre outros costumes, pode ajudar a manter a saúde não só das unhas, mas de todo o corpo. A fadiga desvia a energia e os nutrientes do corpo para outros lugares, o que prejudica a saúde das unhas e também dos cabelos.

Outra curiosidade. As unhas da mão dominante – direita, se a pessoa é destra, e esquerda, se é canhota – crescem mais rápido. Segundo o estudo, as unhas das mãos crescem em média, 3,5 milímetros por mês, enquanto as dos pés, 1,6 milímetros no mesmo período.

Hábito de roer as unhas é chamado de onicofagia

Segundo levantamento, este é um dos mais comuns tiques nervosos, ao lado de outros comportamentos, como torcer ou puxar o cabelo, ranger os dentes ou coçar a pele.

Cerca de 50% das crianças entre 10 e 18 anos roem as unhas, mas a maioria delas para de fazê-lo por volta dos 30 anos. Apesar de anti-higiênico, o hábito não é considerado tão ofensivo à saúde, já que os riscos que oferece são infecções de pele e enfraquecimento das unhas.

No ano passado, o Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais incluiu a mania como uma patologia, espécie de transtorno obsessivo compulsivo.

Comentários

 




    gl