Polêmica na arbitragem: CBF pedirá explicação à Fifa pela não utilização do VAR em gol da Suíça

Momento em que atacante Zuber empurra zagueiro brasileiro. Foto: Reprodução/TV

Momento em que atacante Zuber empurra zagueiro brasileiro. Foto: Reprodução/TV

A polêmica não terminou após o apito final. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviará uma carta à Fifa onde questiona a não utilização da arbitragem de vídeo (VAR) no momento do gol de empate da Suíça. A CBF argumenta que o autor do gol, o atacante Zuber, empurrou o zagueiro Miranda antes de subir e cabecear a bola que estufou as redes de Alisson.

O gol da Suíça em cima da seleção brasileira, que igualou em 1×1 o jogo deste domingo (17), deixou torcedores revoltados por todo o Brasil. Jornais europeus e americanos também repercutiram o lance polêmico. Na opinião de críticos de futebol, o gol foi irregular. No entanto, o árbitro mexicano César Ramos não viu problemas e mandou o jogo seguir.

– Saiba tudo sobre o jogo Brasil x Suíça e a polêmica da arbitragem

Antes da carta ser enviada, a Fifa já se pronunciou sobre o assunto. A Federação afirmou ter sido correta a atuação do árbitro na partida e criticou o replay da cena que mostra a suposta falta do jogador suíço nos telões do estádio da Arena Rostov. A geração de imagem do jogo é feita por uma equipe de transmissão única, que distribui o vídeo para todas as emissoras licenciadas, inclusive para os telões dos estádios das partidas.

A orientação da entidade para as equipes de TV que cuidam dessa operação é de não exibir jogadas controversas. No entanto, não há ninguém do time de arbitragem que acompanhe o processo com os responsáveis pela transmissão.

A Copa do Mundo da Rússia marca a estreia do VAR. A tecnologia tinha influenciado positivamente nos jogos até a disputa entre Brasil e Suíça. No jogo entre França e Austrália, por exemplo, os dois gols da equipe francesa, que determinaram a vitória por 2×1, tiveram auxílio da arbitragem de vídeo.

O Brasil voltou a treinar nesta segunda-feira (18), em Sochi. Na quarta-feira (20), a delegação já embarca para São Petesburgo, palco da partida contra a Costa Rica, na próxima sexta-feira (22) às 9h, pela segunda rodada do Grupo E.

Comentários

 




    gl