Morre adolescente que tinha raro tumor de 4,5 kg no rosto

Emanuel Zayas. Foto: Divulgação/Universidade de Miami

Emanuel Zayas. Foto: Divulgação/Universidade de Miami

O adolescente cubano Emanuel Zayas, de 14 anos, morreu na última sexta-feira (19), segundo informou o médico Robert Marx, que tratou dele. O jovem tinha um tumor raro no rosto que pesava 4,5 kg. Emanuel havia sido levado para os Estados Unidos para uma cirurgia de retirada do tumor, que tinha um custo total de US$ 200 mil (cerca de R$ 640 mil), com a internação e medicamentos. O adolescente tinha sido diagnisticado com displasia fibrosa poliostótica.

“Aparentemente, o estresse fisiológico da cirurgia foi demais para sua anatomia já comprometida. Nossa esperança de salvar sua vida e dar a ele uma condição de vida melhor não se concretizou”, explicou em seu Facebook o médico, que é chefe de cirurgia maxilofacial do Sistema de Saúde da Universidade de Miami.

“A família optou por doar seu corpo para a pesquisa médica, na esperança de que se aprenda mais sobre esse mal raro e que isso ajude pessoas em todo o mundo”, contou Robert.

“Na noite anterior, visitei Emanuel e vislumbrei uma esperança a partir dos reflexos de suas pupilas e do seu tônus muscular facial. Mas fui informado na manhã seguinte que sua condição piorou bastante, seus rins e fígado falharam”, publicou.

O tumor obstruía suas vias nasais, parte da boca e seu campo visual, e impedia um equilíbrio da cabeça. Segundo o médico, a cirurgia era necessária, porque a boca era a única via para alimentação e respiração, e havia o risco de uma fratura fatal do pescoço por causa do peso do tumor.

Comentários

 




    gl