PT prepara lançamento da pré-candidatura de Lula à presidência

A política brasileira ganhará no início de 2017 um elemento a mais para pegar fogo. O PT fala abertamente sobre a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, que deve ser oficializada pelo partido entre fevereiro e abril de 2017.

Apesar da repercussão da Operação Lava-Jato, as últimas pesquisas do Ibope, Ipson e Vox Populi colocam o ex-presidente Lula muito bem avaliado para vencer o pleito de 2018. O Vox Populi registrou que Lula é considerado como o melhor presidente que o Brasil já teve por 43% dos brasileiros.

Não se sabe ainda os efeitos na possível candidatura dos problemas judiciais do ex-presidente, já que ele é réu em cinco ações penais, sendo quatro delas no âmbito da operação Lava- Jato.

A sequência de ações que apontam recebimento de propina por políticos do primeiro escalão do atual governo, inclusive o presidente Michel Temer, o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário Moreira Franco facilitam a candidatura de Lula no entendimento dos seus aliados.

“A necessidade de condenar Lula cresce na medida em que ele assume protagonismo nas eleições de 2018. Ao que parece a população começa a fazer a comparação entre os projetos”, disse o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho.

O PT defende formalmente a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma Rousseff-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Parte dos líderes petistas defende que Lula seja lançado candidato logo no começo do ano, em fevereiro, para se antecipar a possíveis condenações na Justiça que possam barrar sua candidatura ou até levar o ex-presidente à prisão em 2017.

 

Comentários

 




    gl