Homem cria Instituto para defender acusados de violência doméstica

Instituto Homem, no Distrito Federal. Foto: Reprodução/Buzzfeed

Instituto Homem, no Distrito Federal. Foto: Reprodução/Buzzfeed

Com intenção de defender homens enquadrados na Lei Maria da Penha, Luiz Gonzaga — de 63 anos — criou o Instituto Homem, como conta o Buzzfeed. Localizada no Distrito Federal, a organização tem como propósito principal dar apoio jurídico, psicológico e estético a homens acusados de violência doméstica.

“Hoje, essa lei está prejudicando toda a família”, disse Luiz Gonzaga, ao site, sobre a Lei Maria da Penha, que, de acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), fez diminuir em cerca de 10% a projeção de aumento da taxa de homicídios domésticos em seus primeiros dez anos de existência.

Luiz Gonzaga no Instituto Homem. Foto: Reprodução/Buzzfeed
Luiz Gonzaga no Instituto Homem. Foto: Reprodução/Buzzfeed

Para o fundador do Instituto Homem, pessoas do sexo masculino são a base da família e precisam de apoio. “Como o homem ainda é considerado o chefe da família, e está desorientado e frágil, a família está se acabando. Tive a ideia de ter um grupo de psicólogos e de advogados para esses homens. Se o homem está bem, a família pode seguir junta”, contou ao Buzzfeed.

Luiz Gonzaga revelou ao site que teve a ideia de fundar o Instituto após ser acusado de agressão doméstica pela ex-mulher. Gonzaga teria sido enquadrado na Lei Maria da Penha e, de acordo com o homem, inocentado após o processo passar por duas instâncias. A ação corre em segredo de justiça e não pode ter seus dados confirmados.

Até o momento, o projeto está em sua fase inicial. Para viabilizá-lo, Luiz colocou anúncios em jornais nos quais recruta funcionários. No jornal “Correio Braziliense”, ele convoca “advogados sênior com bastante conhecimento e histórico de sucesso nas ações, na área de família e criminal”. Por enquanto, não há salário, avisa o anúncio: “Nos primeiros meses, [atuarão] como voluntários”.

Comentários

 




    gl