Categories: Geral

Histórico de ‘atleta’ não impede piora em quadros graves de Covid-19, diz estudo

Um estudo feito com 209 pacientes com Covid-19 grave mostrou que aqueles que tinham prática regular de exercícios não tiveram ganho no enfrentamento da doença por sua atividade física prévia. Esta não resultou em diferença no tempo de internação, na necessidade de ventilação mecânica ou de tratamento intensivo.

A pesquisa foi conduzida com pessoas internadas no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Hospital de Campanha do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, já desativado, e contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Vale uma ressalva: outros estudos sugeriram que a prática de exercícios pode, sim, estar associada à menor hospitalização por Covid. O que a nova pesquisa indica é que essa proteção conferida pela atividade física não surte o mesmo efeito quando a doença se agrava.

“Esse estudo serve como um sinal amarelo para a população que se exercita com regularidade e, por isso, acredita estar totalmente protegida”, disse Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo, à Agência Fapesp.

“Não encontramos diferença de prognóstico e desfecho da doença entre os pacientes graves mais ou menos ativos. Isso mostra que os benefícios da atividade física existem, mas aparentemente vão só até um ponto da gravidade da doença”, declarou.

Os resultados da pesquisa apontam que, nos casos graves de Covid-19, o fato de o paciente ter fatores de risco como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e idade avançada foi mais determinante na progressão da doença do que a prática de exercícios com regularidade.

Os dados do estudo foram publicados na plataforma medRxiv, que compila pesquisas ainda sem revisão por pares.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina, a pesquisa é “um recado importante para não se fiar tanto no histórico de atividade física como um fator absoluto de proteção contra a Covid-19”.

Gualano ressaltou que, em relação à doença provocada pelo novo Coronavírus, é tudo muito novo. “Ainda são poucos os estudos que relacionam Covid-19, atividade física e sistema imune”, disse ele. “No entanto, ao analisar o que temos publicado sobre o assunto, notamos que a atividade física poderia eventualmente ser considerada um bom preditor até certo estágio de gravidade da doença, prevenindo complicações. Mas isso não se revela verdadeiro nos casos mais críticos”, ressaltou.

* Com informações da Agência Fapesp







Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: AtletaCovid-19DoençasEstudoFaculdade de Medicina da Universidade de São PauloFapespHospital das ClínicasPandemiaSaúde

Recent Posts

  • Famosos

Jogador de futebol Polidoro Júnior ironiza críticas após revelar ficada com Pablo Vittar

Bastidores. O jogador de futebol Polidoro Júnior esteve entreosassuntos mais comentados da web após revelar que já ficou com Pabllo…

58 minutos ago
  • Televisão

Ator da Record se enfurece, xinga e mostra partes íntimas para mulher em A Grande Conquista

Ator da Record se enfurece, xinga e mostra partes íntimas para mulher em A Grande Conquista. Uma briga acalorada entre…

2 horas ago
  • Economia

Qintess abre 160 vagas de emprego no Brasil e no Chile

Oportunidade. Empresa global de tecnologia com raízes no Brasil, a Qintess continua reforçando suas equipes de TI em todo o Brasil. Especializada…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Em casa! Igor Sorriso conquista salgueirenses e canta hit em feijoada para São Jorge

Em casa! Igor Sorriso conquista salgueirenses e canta hit em feijoada para São Jorge. Novo intérprete oficial do Salgueiro esbanjou…

2 horas ago
  • Política

Bá, tchê! Governador do RS recebe BBB 24 Mattheus no Palácio Piratini

Bá, tchê! Governador do RS recebe ex BBB Mattheus no Palácio Piratini. Eduardo Leite (PSDB) e integrantes do governo do…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Intolerância: homem recebe prato de feijoada e diz ‘queima todo o mal’ na Estácio

Intolerância religiosa: homem recebe prato de feijoada e diz 'queima todo o mal' na Estácio. Vídeo tem circulado e voltou…

3 horas ago