Fifa confirma árbitro de vídeo para Copa do Mundo da Rússia

Unidade móvel do árbitro de vídeo. Foto: CBF

Unidade móvel do árbitro de vídeo. Foto: CBF

Após reunião de seu conselho, a Fifa anunciou nesta sexta-feira (16) o uso do árbitro de vídeo na Copa do Mundo de 2018.

“A Fifa não tomou essa decisão de forma unânime. Acho importante dizer que não tomamos essa decisão acordando essa manhã e decidindo isso. Estamos estudando há muito tempo a adoção do árbitro de vídeo. É uma decisão muito importante e histórica”, disse Gianni Infantino, presidente da entidade.

A maior entidade gestora do futebol mundial já havia utilizado a tecnologia no Mundial Sub-20 de 2017, nos Mundiais Interclubes de 2016 e 2017 e na Copa das Confederações de 2017.

Vale ressaltar que nem todo lance poderá ter auxílio do vídeo, salvo quatro situações: gol, marcação de pênalti, cartões vermelho e confusão da identidade de jogadores.

No futebol brasileiro, a utilização do árbitro de vídeo ainda não é unanimidade entre os clubes. A Copa do Brasil será a primeira competição a testar a tecnologia no país.

Com onze cidades-sede, o vigésimo primeiro campeonato mundial de futebol será disputado pela primeira vez na Rússia entre 14 de junho e 15 de julho.

Comentários

 




    gl