Ex-presidente da Fifa nega manipulação na Copa do Mundo de 98

Joseph Blatter. Foto: Divulgação

O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter minimizou a declaração do ex-mandatário da Uefa Michel Platini de que a montagem dos grupos da Copa do Mundo de 1998 foi manipulada para que a França só enfrentasse o Brasil na final.

“Não podemos falar de fraude, o termo está errado. O comitê organizador que estabeleceu os critérios do sorteio. O que foi feito, foi absolutamente normal”, afirmou Blatter, que era secretário-geral da Fifa na época do sorteio, em entrevista ao jornal francês L’Équipe .

Michel Platini fez uma revelação polêmica nesta sexta-feira (19). Segundo o ex-jogador francês, o sorteio da Copa do Mundo de 1998 foi manipulado. No caso, o objetivo era evitar um confronto entre a seleção da França, anfitriã do evento, e do Brasil antes da final do torneio.

“Quando organizamos o calendário, fizemos um pequeno esquema”, afirmou Platini, que presidiu o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 1998, realizada em seu país natal. “Se terminássemos em primeiro do grupo e se o Brasil terminasse em primeiro, apenas nos encontraríamos na final”, disse à rádio France Bleu .

“Não tivemos problemas por seis anos para organizar a Copa do Mundo para, depois, organizar uma pequena manobra”, garantiu. A manobra em questão se trata de uma organização dos cabeças de chave. Segundo o ex-jogador, conseguiram colocar o Brasil no grupo A e a seleção francesa no C.

O ex-dirigente ainda deixou subentendido que este tipo de manipulação acontece em outras edições do Mundial. “Você acha que os outros não fazem o mesmo nas suas Copas? É uma brincadeira?”, disse Platini. “Brasil e França na final era o que todos sonhavam”, afirmou sobre a final, na qual a equipe anfritriã de 1998 venceu a seleção brasileira por 3 a 0.

Comentários

 




    gl