Noite de estreia: ‘Rádios SRzd Rio e São Paulo – o início da rede’

Hoje é o dia da estreia da Rádio SRzd São Paulo, quatro meses após a reformulação bem sucedida da programação da emissora do Rio. A transmissão começa com o jogo Santos e Palmeiras, ao vivo, direto do Pacaembu, com início marcado para 19h30. E é fácil de ouvir. Você reparou que agora tem um botão novo na capa do site? Basta dar um clique na rádio que você preferir. A do Rio transmitirá Vasco e Fluminense, em São Januário, no mesmo horário. Existe um outro caminho para chegar até a gente: baixe o aplicativo na loja virtual do seu aparelho celular. É de graça.

Quando esta reportagem começou a ser elaborada a pedido do Chefia de Redação do portal, pedimos aos colegas envolvidos na implantação do secretíssimo “Projeto Rádio”, sempre guardado a sete chaves, que nos enviassem o que chamamos no jargão jornalístico de “aspas”. Procuramos o Sidney Rezende e ele disse que tem ouvido muitas boas ideias, mas, desta vez, gostaria que a equipe protagonizasse a iniciativa. Ele nos enviou uma frase que nos intrigou: “Rádio SRzd Rio e São Paulo – o início da rede”. O que será isso exatamente?

Como a liberdade é marca registrada da nossa linha editorial, colocamos para discussão coletiva e, sobre a mesa, uma série de dúvidas. Por que investir pesado num país em crise financeira, política e moral? Será que o público se adaptará a esta nova forma de ouvir rádio, desta vez online? Mesmo o celular sendo popular, será que os amantes do rádio, mais velhos, vão curtir a nossa programação? Os anunciantes de São Paulo vão receber com peito aberto nossa empreitada como aconteceu no Rio de Janeiro?

Nem todas as perguntas foram respondidas de forma definitiva, mas existem motivos para isso. O entusiamo da galera e o trabalho intenso são contagiantes, mas absorvem o tempo de todos. Espera-se que a parceria dos patrocinadores da Rádio carioca se repita em São Paulo. Atualmente, Samoc Saúde, Supervia, AME-RJ, Loterj e PV8 já conhecem o modelo que se está montando em alta velocidade.

O consagrado narrador Evaldo José, com seu entusiasmo de sempre, direto do Canadá, onde foi buscar novos conhecimentos, resumiu o espírito da equipe. “Dezenove de julho de 2018! Uma data a ser comemorada pelos amantes do rádio em todo Brasil! Sim, hoje chegamos à maior cidade do país! O conceito de rede só tem sentido se respeitar as características regionais. É exatamente assim que estamos fazendo: São Paulo tem agora a sua equipe de esportes! E que time! Espero fazer muitas transmissões com esses companheiros apaixonados por esporte, jornalismo e samba! Vida longa para a Rádio SRzd! E olha… há boatos aqui no Canadá – de onde escrevo – que Minas já entrou no aquecimento! Fake news?
Parabéns, São Paulo! E … que lindooooo!!!!”

Produzir conteúdo de qualidade em áudio é nosso primeiro desafio.

O experiente Paulo Massini, um dos comentaristas da equipe paulista, disse que “o caminho a ser percorrido exige o comprometimento de todos. Dar uma opção de qualidade aos ouvintes é uma responsabilidade muito grande em todos os sentidos de uma produção em áudio. Espero construir este caminho com muito profissionalismo e seriedade”. Este também é o foco do “Fenômeno”, o narrador Marcelo Gomes. “Produzir conteúdo de qualidade em áudio é nosso primeiro desafio. A internet e o rádio têm muitas coisas em comum. Diria até que nasceram um para o outro. Entender isso, respeitar e aprender com a evolução dos dois, vai tornar o produto ainda mais atrativo. No mais, estou louco pra narrar um gol no rádio!”.

Maurício Capela, também comentarista, é um provocador nato. Alguém que está sempre tentando caminhos novos: “Hoje, a discussão não deveria ser mais sobre o digital, porque ele já está bem sedimentado. Então, aproximar o rádio, um veículo com uma bagagem centenária, do mundo digital não é mais opção. É estratégico, principalmente quando se pensa a médio prazo. A internet está madura, mas as iniciativas de conteúdo jornalístico independente ainda não. E de posse dessa leitura, o SRzd não só sai na frente, como também se consolida como benchmarking nesse processo. O SRzd vai emprestar credibilidade ao rádio digital e o rádio digital vai ampliar o alcance do portal. Todos ganham, principalmente quem gosta do meio rádio. Golaço, eu diria!”

Uma rádio online exclusiva para São Paulo atende a um desejo antigo de muitos leitores do SRzd.

O diretor de São Paulo, Raul Machado, responsável pela vitoriosa implantação da cobertura de Carnaval todos os dias do ano também na terra da garoa, é outro que garante que tem “até dormido pouco” por causa da “empolgação”. “Estou pilhado, mas muito orgulhoso”, disse. “Uma rádio online exclusiva para São Paulo atende a um desejo antigo de muitos leitores do SRzd. O lançamento ocorre em um momento muito especial para o portal, que há 12 anos inova e aposta na produção de conteúdo de qualidade para milhares de internautas. Acabou a Copa do Mundo, mas recomeça o campeonato nacional mais disputado do mundo. Os amantes do futebol ganham uma transmissão comandada por uma equipe de craques que promete unir a emoção inigualável do rádio com o dinamismo e a interatividade da internet”.

O repórter Douglas Araújo, o primeiro a aceitar o convite do Raul para integrar a equipe, lembrou que “o trabalho não começa hoje, ele apenas avança uma etapa de tantas que este time reunido assumiu como missão. Quem ama rádio como eu, muitas vezes custa a entender que ele também muda. Ao mesmo tempo em que parece ser sempre o mesmo. O rádio segue firme, nós profissionais e amantes dele sabemos que hoje ele está muito melhor, ele está sem fronteiras, sem limitações, ele está digital. A felicidade é grande, a responsabilidade maior ainda, e não tenho dúvidas que o ouvinte SRzd irá ganhar uma nova opção, não só acompanhando o futebol, como todo conteúdo produzido pelo maior portal de notícias independente do Brasil. Futebol é Rádio, Rádio é SRzd“, concluiu.

Até para nós que trabalhamos no SRzd, a curiosidade é imensa, esperamos que este ânimo na construção de uma ideia agregadora, interativa, única, também seja do seu agrado.

Como diz sempre Evaldo José na hora de um gol: “Que lindo… que lindo!”.

Comentários

 




    gl