Especialista em imigração dá dicas para quem quer morar no Canadá

Canadá. Foto: Reprodução de Internet

Canadá. Foto: Reprodução de Internet

Segundo dados divulgados recentemente pela Receita Federal, cerca de 18,5 mil brasileiros deixaram o país em 2016, mais do que o dobro dos quase 8 mil que foram viver no exterior em 2011.

Os brasileiros – principalmente aqueles de classe média, com uma carreira profissional consolidada e com família formada – estão comprando uma passagem só de ida para países como Canadá e Austrália. O número, segundo especialistas de imigração, só está crescendo.

Quem opta pelo Canadá tem opção de cursar dois anos em um college para se inserir com mais facilidade no mercado de trabalho. Fazer uma graduação no país seria o passo seguinte na qualificação.

Essas e outras questões foram tratadas em conversa com a especialista em imigração para o Canadá, Celina Hui.

Confira:

SRzd – Qual é o perfil de brasileiros que moram no Canadá atualmente?
Celina Hui – O perfil do brasileiro que busca pelo Canadá mudou muito. Até 2014 era um perfil muito jovem, daqueles que queriam ir ao Canadá apenas para cursos de inglês, que na época (agora não mais) dava à eles o direito de trabalhar no país. Com a mudança nessa regra, o perfil agora ficou mais voltado para aqueles que já são graduados, em busca de uma especialização, indo acompanhados pela família, e principalmente em busca de qualidade de vida.

SRzd – Eles procuram mais cidades onde o idioma é o inglês ou há busca por onde se fala francês também? Quais as cidades mais procuradas?
Celina Hui – Pelo inglês ser um idioma considerado como Universal e maior parte do Canadá é “dominada” por ele, as pessoas acabam optando mais pelo lado inglês. Além disso, a área francesa se resume apenas à Região de Quebec, então acaba sendo bem restrito. Muitos procuram pelas cidades mais conhecidas, como Toronto e Vancouver, mas já percebemos o aumento no número de pessoas interessadas em cidades menores e mais remotas.

SRzd – Qual a maior dificuldade encontrada por quem quer morar no Canadá?
Celina Hui – Depende do que a pessoa chama de dificuldade. Para alguns o clima? Existe esse mito que o Canadá é muito Frio, mas Vancouver, por exemplo, tem um clima muito ameno. Aos que buscam pela imigração, as vezes a proficiência no idioma, que é exigida em alto grau, também pode ser algo que faça a pessoa tenha que seguir por um caminho distinto primeiro, antes da tentativa da residência permanente.

SRzd – Quais são as maiores nacionalidades que buscam o Canadá para morar?
Celina Hui – O número maior pode-se dizer que são de asiáticos e indianos. Mas o multiculturalismo é muito presente no Canadá.

SRzd – Como é a relação dos canadenses com estrangeiros?
Uma das mais receptivas. Dificilmente você vê algum relato de racismo ou preconceito no Canadá. O país ele foi construído por imigrantes, de todas as partes do mundo, então essa diversidade é algo dominante no país, que reflete nas pessoas e, até mesmo, no Governo.

SRzd – Quem tem qualificação consegue emprego facilmente ou acaba tendo um subemprego?
Celina Hui – Eu não gosto muito dessa expressão “subemprego”, até porque no Canadá as pessoas não são vistas ou tratadas de maneira distinta por conta da sua profissão ou ocupação. Independente da área de trabalho, todos são bem remunerados, possuem todos os mesmos direitos. Oportunidades de Trabalho existem e são vários os fatores que poderão “pesar” na hora, e no caso de um estrangeiro, pode-se dizer que um dos pontos cruciais é a proficiência no idioma.

SRzd – Quais as profissões que precisam de mão-de-obra e quais já estão saturadas?
Celina Hui – Não existe mão de obra saturada no Canadá, é um país muito novo, onde está em constante desenvolvimento. Existem oportunidades nos mais diversos setores, desde a área de Turismos/Hospitalidade, até Arquitetura, Saúde e Afins. Porém algumas profissões, as que se necessitam de uma licença para atuar, são tratadas como regulamentadas no Canadá, ou seja, um estrangeiro com um Diploma adquirido fora do Canadá não poderá atuar, por exemplo: Engenheiro, para atuar dessa maneira no Canadá é necessário passar por um longo processo de Revalidação do Diploma.

Comentários

 




    gl