Dia do emoji: símbolos mudaram forma de comunicação

Novos emoji anunciados pela Apple. Foto: Reprodução

Novos emoji anunciados pela Apple. Foto: Reprodução

No dia 17 de julho é celebrado o dia do emoji. A data foi escolhida com base na criação, em 2013, do Emojipedia — site que cataloga diferentes tipos de emoji e suas definições. A forma de escrita, amplamente adotada na internet, mudou o modo como pessoas se comunicam.

Apesar de ter sido criado no Japão, o emoji ganhou adeptos em todo o mundo. A popularização dos símbolos se dá pela sua adoção em iPhones, em 2008. Na época ainda era preciso baixar um aplicativo externo para ativar o teclado de caracteres. No entanto, em 2011 os emojis entraram oficialmente para os teclados da Apple. Os símbolos foram definitivamente adotados por celulares com sistema operacional Android em 2013.

Atualmente existem diversos gêneros de emoji, como expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima. O uso desses símbolos é cada vez mais comum entre usuários das redes sociais. A variedade de expressões possibilita um diferencial na forma de se comunicar.

No último ano, a Apple anunciou a criação do animoji; uma versão do emoji animada pela captura de expressões faciais do usuário. A Samsung também fez sua versão customizada dos emoji, na qual os usuários podem alterar os símbolos de acordo com suas próprias características físicas e animá-los através da realidade aumentada.

Apple lança 70 novos emoji

Para celebrar a data, a Apple anunciou nesta terça-feira o lançamento de 70 novos emojis. Entre eles estão a adição de novas cores e texturas de cabelo, em busca de maior representatividade. Novos animais como canguru, pavão e lagosta também foram adicionados no catálogo de símbolos da empresa.

Novos emoji anunciados pela Apple. Foto: Reprodução
Novos emoji anunciados pela Apple. Foto: Reprodução

Comentários

 




    gl