Confira dez dicas para superar relacionamentos abusivos

Rosto feminino. Foto: Reprodução

Rosto feminino. Foto: Reprodução

Relacionamentos abusivos não se limitam às relação amorosas, elas podem vir de relações familiares, profissionais e até mesmo de amizades em que você confia.

Segundo a psicóloga Miriam Farias, as agressões psicológicas motivadas pelos relacionamentos abusivos e manipuladores pode desencadear estresse pós-traumático, depressão, pânico, e baixa autoestima.

Veja algumas dicas desenvolvidas pela especialista que pode ajudar a entender, superar e transformar o sofrimento em uma experiência positiva.

1 – Procure ajuda psicológica, somente um profissional que trata emoções, vai poder te compreender e te apoiar neste momento difícil, sem críticas nem julgamento de valor.

2 – É fundamental saber identificar se está em um relacionamento abusivo ou não, este é o primeiro passo para promover mudanças reais em sua vida.

3 – Nos relacionamos abusivos, há muito estresse, cobranças e sofrimento, são relações intensas, então, a pessoa precisa buscar a autoestima. Procure uma atividade prazerosa que possa aumentar o seu nível de prazer, fazer algo que sempre quis mas por algum motivo não fez, agora é a hora de se permitir, permita-se, faça por você algo que somente você pode fazer, pode ser um curso, dançar, viajar ou aprender uma nova habilidade. Agora é hora de investir em seus projetos, pois as pessoas que vivenciam relacionamentos abusivos, estão sempre investindo no outro e esquecendo de si próprio.

4 – Aprender a expressar emoções, falando naturalmente o que sente e o que pensa sem agredir, com segurança e tranquilidade. Com o apoio psicológico a pessoa terá mais facilidade para este novo comportamento.

5 – Aprenda a dizer não. No relacionamento abusivo é muito comum a pessoa querer agradar o outro e evitar conflitos, para isto muitas vezes, se anula enquanto pessoa e fica oprimida na relação com o outro. E dizer não para o outro é um sofrimento muito grande.

6 – Aprender a dar limites e se colocar na relação com o outro, sendo assertivo, um ponto muito importante nas relações abusivas é fazer ser respeitada(o).

7 – Melhorar e investir na sua autoestima, cuide-se, ame-se, aprecie-se e valorize o que você tem de melhor. Lembre-se que não há no mundo alguém como você, você é singular.

8 – Estar aberta(o) para novas possibilidades de relacionamentos, construindo relações saudáveis, onde tenha troca de afetividade e, sobretudo, respeito mútuo.

9- Tirar uns minutos do dia para praticar auto-hipnose, através desta técnica pode-se resgatar o equilíbrio, a paz e a serenidade.

10 – Procure estar com pessoas que respeitam a sua forma de ser e estar no mundo, que te valorize e joga você pra cima.

Comentários

 




    gl