Cientistas chineses planejam lançar ‘lua artificial’ até 2020

Lua cheia. Foto: Ilustrativa

Como seria se as luzes artificiais dos postes pudessem ser substituídas por um grande satélite de iluminação? Parece que os cientistas chineses estão mais perto dessa resposta. A cidade de Chengdu — sudoeste da China — planeja lançar um novo satélite que já é chamado popularmente de “lua artificial”. As informações foram compartilhada pelo jornal estatal chinês Diário do Povo.

O “astro” desenvolvido em laboratório promete fornecer uma quantidade de luz oito vezes maior do que a da própria lua. Por causa de sua potência, ele poderá ser usado como complemento na iluminação noturna em Chengdu. De acordo com Wu Chunfeng, representante do Chengdu Aerospace Science and Technology Microelectronics System Research Institute, o satélite será capaz de iluminar uma área de 10 a 80 quilômetros de diâmetro.

Wu revela, ainda, que os testes para verificar a intensidade da iluminação começaram no último ano e já apresentaram avanços significativos. Com o desenvolvimento rápido do projeto, ele já poderá ser colocado em prática no ano de 2020.

O anúncio gerou bastante preocupação em relação ao impacto ambiental da proposta. Uma mudança na iluminação noturna poderia ter efeito direto na vida animal selvagem. No entanto, Kang Weimin, director do Institute of Optics, School of Aerospace, Harbin Institute of Technology, explicou que o satélite terá um brilho escuro. Sendo assim, sua luminosidade não deverá afetar negativamente os animais de hábitos noturnos.

Comentários

 




    gl