CHAT FOLIA: Com requinte e luxo, GRESM Saudade desfilará sobre as Sete Maravilhas

*Por Lukas Schultheiss

Se ao ler o nome da nova escola de samba de maquete de Belém do Pará, você sentir uma nostalgia no ar, é você está certo! A GRESM Saudade, do presidente Thiago Tapajós promete resgatar os clássicos carnavais que o fizeram se apaixonar pela GRES Portela, só que agora, em forma de maquete. E para isso conta com ajuda de dois amigos, Adriano Carvalho e Thiago Cavalcante. Saiba mais sobre os preparativos da escola que vai viajar pelas Sete Maravilhas nos desfiles do Grupo B, na União das Escolas de Samba de Maquete, que acontece nos dias 20 e 21 de Outubro.

Reveja os desfiles do Grupos Especial e Acesso A

Como é o seu relacionamento com o carnaval?
Não tenho qualquer relacionamento profissional com o carnaval! A minha ligação com o carnaval é apenas de torcedor e admirador do desfile das escolas de samba.

Como surgiu a ideia de criar uma escola de samba de maquete e participar da UESM?
A ideia de criar uma escola de samba de maquete surgiu na quarta-feira de cinzas de 2018, quando encontrei com o amigo Eduardo Vagner, Presidente da GRESM Arco Íris, na quadra da Portela, onde ele me contou sobre as escolas de samba de maquete, sobre a UESM e mostrou-me os preparativos da Arco Íris para o carnaval 2018. Naquele momento, totalmente encantado com as maravilhas que o Eduardo estava projetando para carnaval da Arco Íris, nasceu o sonho de ter a minha própria escola. Em 30 de abril, junto com amigos, fundamos oficialmente a GRESM SAUDADE e como o próprio nome sugere, é uma tentativa de resgatar antigos carnavais.

Quem são as pessoas que fazem parte da sua escola?
Para fazer o carnaval da GRESM Saudade contei com o auxílio de um amigo de João Pessoa, Thiago Cavalcante, que escreveu a sinopse do enredo comigo e a parte artística do desfile estou dividindo com outro amigo, o Adriano Carvalho, que criou e executou os figurinos. Eu fiquei responsável pela cenografia da escola. Foi um carnaval pensado e executado com muito esmero, carinho, dedicação e investimento.

Explique a escolha do nome, do símbolo e das cores da escola.
O símbolo da Saudade é uma flor de lótus. A escolha se deu por entender que essa flor transmite uma pureza, romantismo e refinamento, características da Saudade. As cores são o azul royal e branco, claramente inspirados na minha escola de samba de coração no RJ, a Portela.

Comente sobre a escolha do enredo e do samba.
Como nunca tive qualquer experiência com produção de desfile de escola de samba, aliado a falta de tempo, pensei num enredo de fácil compreensão e desenvolvimento que nos proporcionasse uma estética exuberante e tradicional, por isso, a escolha das 7 maravilhas do mundo moderno. A Beija Flor de Nilópolis já tinha feito as 7 maravilhas do mundo antigo em 1981, com muito sucesso. O samba enredo que escolhemos é da Escola de samba Independente Tricolor 2012, que levou um enredo análogo ao nosso. Penso que a fácil leitura do desfile é primordial, assim, tudo que será ouvido no samba enredo, estará representado em alegorias e fantasias. Será um desfile de facílimo entendimento! Eu diria também que será um desfile classudo! rs

Como estão os trabalhos de barracão? Pretende usar algum material diferente?
Os trabalhos no barracão de alegorias e do ateliê de fantasias estão dentro do cronograma. Levaremos 3 carros alegóricos, um quadripé e 12 alas com cerca de 240 componentes. Só falta concluir a decoração do último carro, que por ser acoplado e com dupla face, é bem trabalhoso. Nas fantasias, todas as alas estão em processo de reprodução simultânea. Acredito que no dia 15 de agosto já finalizamos os carros. O prazo para a entrega das fantasias é até final de setembro, para que possamos efetuar a gravação do desfile com uma certa antecedência. A Saudade trará uma estética tradicional, requintada e luxuosa, com uso de materiais clássicos do carnaval como galões, aljofres, pérolas, missangas, strass, pérolas, etc.

Neste primeiro ano, qual vai ser o grande momento de seu desfile?
O nosso diferencial será nas fantasias! O figurinista Adriano Carvalho usa uma técnica de confecção de resplendores das fantasias com linhas de costura. O visual fica lindo, fino e bem compatível com o tamanho dos bonequinhos. O trabalho é triplicado, mas valeu a pena as horas perdidas confeccionando! Tanto eu como o Adriano, tivemos um cuidado quase obsessivo com o uso das cores. O desfile será totalmente setorizado, começando com cores claras, passando por cores mais quentes e finalizando com a ala mais linda do desfile, a do Carnaval carioca, que será multicor. A Saudade não está preocupada com o resultado do desfile, a nossa vitória já é a participação no concurso da UESM, mas queremos sim deixar a nossa marca, de escola tradicional e grandiosa! Nosso maior desafio será a locomoção das alegorias na pista do desfile, devido ao gigantismo dos carros alegóricos. O abre alas tem dois módulos que totalizam 1,40 metros de comprimento. O último carro é quase do mesmo tamanho! Aliás, o primeiro setor do desfile, que retratará o Taj Mahal e a Índia é o meu preferido do desfile. Penso que um desfile de escola de samba deve começar e terminar bem, assim, aguardem nosso primeiro e último setores, estão muito bonitos! Espero que todos gostem da Saudade e que possamos juntos engrandecer cada vez mais o carnaval das escolas de samba de maquete.

E não esqueça, os desfiles do Grupo B do Carnaval de Maquete acontecem nos dias 20 e 21 de Outubro a partir das 14h30. Você pode acompanhar todos os detalhes dos desfiles pelo site oficial (www.uesm.com.br) onde as agremiações se apresentarão em forma de vídeo e contarão com narração ao vivo.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários




mais notícias

    gl