Aterrissagem histórica em asteroide pode trazer respostas sobre o universo

Asteroide Ryugu. Foto: Reprodução/Twitter

Asteroide Ryugu. Foto: Reprodução/Twitter

Pela primeira vez na história, robôs fizeram uma aterrissagem em um asteroide. As máquinas, conhecidas como “rovers”, foram enviadas pela sonda japonesa Hayabusa 2 — que está na órbita do asteroide Ryugu junho. Os dados coletados podem ser fundamentais para o entendimento da evolução do Sistema Solar.

Com pouco menos de um quilometro de diâmetro, o corpo rochoso está a cerca de 280 milhões de quilômetros da Terra. Ele orbita entre a Terra e Marte e gira em torno de seu próprio eixo a cada 7,5 horas — uma velocidade mais lenta do que outros objetos semelhantes. Estudos iniciais apontam que Ryugu pode ter sido parte parte de um asteroide maior.

O material coletado pelos robôs poderá responder alguns questionamentos sobre a origem do Sistema Solar. Entre eles, como se deu a formação de planetas e, até mesmo, como surgiu a vida na Terra.

A sonda espacial Hayabusa 2 foi lançada em 2014, mas apenas chegou ao seu destino neste ano. O lançamento dos robôs foi uma ação ousada. A Hayabusa 2 precisou ficar próximo em uma distância de 55 metros do asteroide. A notícia da aterrissagem foi divulgada no Twitter oficial da missão. É esperado, ainda, que outros “rovers” sejam lançados no asteroide até o final deste ano. Todo o processo está sendo registrado por fotos.

Comentários

 




    gl