O que a acupuntura tem a ver com o seu bem-estar?

Acupuntura. Foto: Reprodução de Internet

Acupuntura. Foto: Reprodução de Internet

Quando um órgão está debilitado, determinados pontos da pele manifestam maior sensibilidade. Observando esse fenômeno, há mais de 3 mil anos, os chineses concluíram que cada órgão possui um correspondente ponto específico que, uma vez estimulado, pode aliviar a dor, prevenir e até tratar doenças. Assim nasceu a acupuntura, uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, introduzida no Brasil há mais de 40 anos.

De acordo com Ana Gil, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Ana Gil, é interessante fazer essa junção com um procedimento que promove saúde e bem-estar tanto quanto a fisioterapia e todos os procedimentos realizados em seu Espaço. Por isso, com a ideia, ela não pensou duas vezes em contratar um acupunturista e abrir mais um leque para o atendimento ainda melhor de seus pacientes.

Em 2006, o Ministério da Saúde incluiu a técnica entre as Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Especialistas garantem que a técnica é indicada para todos, até mesmo para as crianças. Há uma exceção quanto à técnica com agulhas, pois ela não deve ser usada por pessoas que apresentem alterações na coagulação sanguínea. Doenças crônicas, em fase avançada, também devem ser avaliadas com cuidado no aspecto risco/benefício.

Comentários

 




    gl