Simon And Garfunkel: Com o Central Park a seus pés

Simon And Garfunkel: Com o Central Park a seus pés | Foto: Divulgação

O cenário era ideal para uma reunião de uma dupla tão querida pelos norte-americanos. E, no dia 19 de setembro de 1981, o parque mais importante de Nova York ficou pequeno para o show de Simon And Garfunkel, o primeiro completo após a separação da dupla em 1970 – em junho de 72, a dupla fez uma pequena apresentação beneficente para o candidato à presidência dos Estados Unidos, George McGovern, e em 75, apresentou três canções no programa Saturday Night Live. Cheia de canções com referências à cidade, a dupla fez um show digno de entrar para os anais do Central Park.

Em um palco que lembrava um canteiro de obras, e com as verdes árvores de um finalzinho de verão ao fundo, a dupla cantou o que todo mundo queria ouvir. Clássicos como “Bridge Over Troubled Water”, “The Boxer”, “America”, “Me And Julio Down By The Schoolyard” e “Mrs. Robinson” encantaram a platéia, estimada em mais de meio milhão de pessoas.

Aliás, foi exatamente com “Mrs. Robinson” que a dupla deu as boas vindas aos nova yorkinos, após ser anunciada pelo então prefeito da cidade, Edward Koch. E quando os primeiros acordes do violão de Simon e do baixo de Anthony Jackson começaram a soar, e as vozes de Simon e Garfunkel explodiram nos alto falantes, o jogo já estava ganho. A numerosa banda que acompanhava a dupla ainda tinha Steve Gadd na bateria e Richard Tee nos teclados, entre outros.

A partir daí, foi só relembrar aquela quantidade absurda de sucessos em quase 90 minutos de espetáculo. Se a platéia esfriou um pouco com “Homeward Bound”, ela veio abaixo em seguida com a delicadeza ingênua de “America”. A alegre “Me And Julio Down By The Schoolyard”, a grave “Scarborough Fair”, a nostálgica “Still Crazy After All These Years” e a suingante “Late In The Evening” (que com o seu arranjo de metais e percussão deve ter feito do Central Park uma imensa gafieira) se seguiram para culminar em”A Heart In New York”, canção de autoria de Benny Gallagher e Graham Lyle. Não precisa nem dizer o que os versos “New York, to that tall skyline / I come, flyin’ in from London to your door / New York, lookin’ down on Central Park / Where they say you should not wander after dark” causaram na platéia, né? Se tiver dúvidas, basta colocar para rodar o CD ou o DVD “The Concert In Central Park”…

Outras referências à cidade de Nova York também provocaram euforia, como “The Boxer” (“Just a comeon from the whores on 7th avenue”) e “The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy)”, cujo título já fala por si próprio. A canção “Bridge Over Troubled Water” foi outro grande momento do show, com o belo solo de Art Garfunkel. Um pouco mais agitada, por sua vez, foi a música “Kodachrome”, que ainda ganhou uma versão coladinha do clássico “Maybellene”, de Chuck Berry.

No decorrer do show, Paul Simon também teve o seu momento solo, ao apresentar, pela primeira vez em público, a sua “The Late Great Jonny Ace”, que teve que ser interrompida devido a uma invasão de palco. A canção ficou de fora do CD, mas entrou no DVD, assim como o bis da apresentação, quando Simon and Garfunkel repetiram a rumba “Late In The Evening”.

Lá pelo finalzinho do show, antes das acústicas “The 59th Street Bridge Song” e “The Sound Of Silence”, Paul Simon e Art Garfunkel cantaram talvez a sua canção mais bela. E a letra de “Old Friends”, composta quase 20 anos antes daquele emblemático show foi realmente visionária: “Can you imagine us years from today / Sharing a park bench quietly / How terribly strange to be seventy / Old friends, memory brushes the same years / Silently sharing the same fears”.

Simon And Garfunkel, naquela apresentação, ainda não tinham chegado aos 70 (aliás, ainda não chegaram), mas dá para imaginar o quão mágico foi ver a dupla, que tinha sérios problemas de relacionamento, dividir, cordialmente, o “banco de uma praça”. E, ainda bem, que muito mais do que o banco, a dupla dividiu o palco da praça mais famosa do mundo, na frente de meio milhão de pessoas. Sorte de quem esteve lá.

Após o show no Central Park, a dupla Simon and Garfunkel se reuniu para uma grande turnê, que se estendeu pelos dois anos seguintes, fato que só veio a se repetir com a “Old Friends Tour”, realizada entre 2003 e 2004, e que acabou gerando CD e DVD gravados na cidade de… Precisa dizer?

Abaixo, o vídeo de “The Sound Of Silence”, última música da apresentação de Simon And Garfunkel no Central Park.

Comentários

 




    gl