Personagens da Vila Sésamo são homossexuais e formam um casal, revela roteirista

Personagens de 'Vila Sésamo' são gays e foram pensados como casal, revela roteirista. Foto: Divulgação

Personagens de ‘Vila Sésamo’ são gays e foram pensados como casal, revela roteirista. Foto: Divulgação

Mark Saltzman, roteirista e um dos escritores do programa “Vila Sésamo”, revelou que os personagens Bert e Ernie (Beto e Ênio, na versão brasileira) são gays e formam um casal, assunto especulado há muito tempo por fãs da atração.

Em entrevista ao “Queerty”, Mark contou que nunca pensou em outra maneira de retratar a dupla e que gosta como os fãs admiram eles. Juntando-se à equipe da Vila Sésamo em 1984, ele disse que os dois amados personagens refletiam sua relação na época com o editor de filmes Arnold Glassman.

“Eu me lembro de uma vez que uma criança em idade pré-escolar se virou para a mãe e perguntou: ‘Beto e Ênio são amantes?’. O que, vindo de uma criança, foi divertido”, relembrou o roteirista, contando que os escreveu como um casal e sentiu que não tinha outra maneira de retratá-los.

Antes da revelação, a comunidade LGBT norte-americana sempre teve a dupla como um símbolo. Depois da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova York, organizações chegaram a fazer petições para que Beto e Ênio se casassem na animação.

Na época, a produção do programa emitiu uma nota, negando que os personagens fossem um casal, usando o termo “melhores amigos” e ressaltando que foram “criados para ensinar aos pré-escolares que as pessoas podem ser boas amigas de pessoas que são muito diferentes de si mesmas. Mesmo que eles sejam identificados como personagens masculinos e possuam muitos traços e características humanas (como a maioria dos Muppets da “Vila Sésamo”), eles permanecem como fantoches e não têm uma orientação sexual”, diz a declaração.

Apesar das afirmações de Saltzman, oficialmente os produtores do programa preferiam se abster. Em 2011, declararam que os personagens – que estrearam em 1969 – simplesmente não têm sexualidade definida.

Comentários

 




    gl