Festival de Parintins 2018: Garantido traz diversidade e religiosidade em segunda noite

Garantido se apresenta na segunda noite do Festival de Parintins 2018. Foto: Leandro Nascimento/SRzd

O respeito à cultura, crenças e cores da humanidade foi a causa defendida pelo Garantido neste sábado (30), segunda noite do Festival Folclórico de Parintins 2018. Com uma apresentação que mostrou evolução e melhora em comparação com a exibição de sexta-feira (29), o bumbá vermelho levantou a bandeira da diversidade.

Em cima de uma lança, o apresentador Israel Paulain chegou até a galera e deu início ao espetáculo do Garantido. A tradicional contagem foi seguida pelos sucessos de 2018 “Nasci Pra Ser Vermelho” e “Perrechés do Brasil”, na voz do levantador de toadas Sebastião Junior. No momento da toada “Cores da Fé”, música julgada da noite, o boi vermelho reuniu representantes de fé católica, umbanda, indígena e outras crenças que tornam o mundo diverso.

As alegorias surpreenderam pelo gigantismo e mostraram um acabamento superior às apresentadas na primeira noite. A lenda amazônica “Matinta Perê”, feita pelo artista Roberto Reis, superou os 20 metros de altura. Nela surgiu a rainha do folclore Brenda Beltrão, estreante no Garantido.

Outro momento marcante foi a aparição da sinhazinha da fazenda Didja Cardoso. A moça chegou na alegoria vestida da orixá Iansã e se transformou em sinhá para a dança. A porta-estandarte Edilene Tavares também teve boa evolução ao som da toada “Estandarte da Baixa”.

Um problema nas tribos indígenas, no entanto, causou apreensão. Os fogos indoor soltados pelos dançarinos acabaram saindo antes do tempo esperado e causou um pequeno princípio de incêndio. Os bombeiros logo contornaram a situação, que não chegou a afetar a apresentação do Garantido.

O ritual indígena trouxe para a arena o “Marupiara, guerreiro Mundurucu”. Cada desafio do guerreiro Marupiara foi detalhado na alegoria do artista Marialva Brandão. O pajé André Nascimento e a cunhã-poranga Isabelle Nogueira surgiram nessa parte final da festa.

A galera vermelha e branca foi um dos destaques da noite. Diferente de sexta-feira (29), quando se viu espaço vazio na arquibancada, os torcedores se fizeram presentes até o último minuto e utilizaram diversos adereços, como faixa, bandeiras e velas.

Veja fotos da segunda noite:

Comentários

 




    gl