Festa Literária de Santa Teresa terá tributos a Tom Jobim, Cássia Eller e Violeta Parra

Festa Literária de Santa Teresa. Foto: Divulgação

Festa Literária de Santa Teresa. Foto: Divulgação

A Festa Literária de Santa Teresa – FLIST que, anualmente, leva 20 mil pessoas a Santa Teresa, em especial, ao Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, acontece nos dias 20 e 21 de maio e vai homenagear as autoras Conceição Evaristo e Graça Lima. O evento terá também três tributos: 100 anos da compositora chilena Violeta Parra, 55 anos de Cássia Eller e 90 anos de Tom Jobim. A FLIST é organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT. O evento que terá apresentações musicais, exposições, contação de histórias e bate-papos será encerrado com um show da cantora Elisa Addor no domingo, 21 de maio, às 17h.

A FLIST, em sua nona edição, dará visibilidade ao protagonismo feminino. Estarão em debate, e nos debates, as mulheres que vivem das letras, das palavras, da literatura, dos bordados, as que buscam autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida, as que fazem trabalhos corporativos, as que vivem da cozinha e as indígenas. Entre os destaques estão:

Apresentações musicais

Entre as apresentações musicais e teatrais estão homenagens à Conceição Evaristo, sobre mulher, negritude e cultura popular; à Violeta Parra e Rita Lee, com alunos do CEAT sob a regência de Glória Calvente; o Segundo Sol: uma homenagem à Cássia Eller, no alvorecer de uma nova era e Game of Tons, conjunto de esquetes com músicas de Tom Jobim, com direção de Rubens Lima Junior. A FLIST terá, ainda, a apresentação dos rappers Ivo Costa, João Cintra e Leonardo Jucá no dia 21 de maio, às 16h.

Exposições

A FLIST terá quatro exposições: No mundo da Mitologia Iorubá; Livros para Vestir; Quantas Origens cabem dentro de mim? E uma exposição em homenagem à Cássia Eller, Tom Jobim e Violeta Parra.

Festa Literária de Santa Teresa. Foto: Divulgação
Festa Literária de Santa Teresa. Foto: Divulgação

Outros espaços

O Museu Chácara do Céu vai sediar uma conversa com a artista plástica Noni Ostrower sobre o acervo do instituto que leva o nome da sua mãe, Fayga Ostrower. No Estúdio Denise Tenório, acontece, duas vezes por dia, a performance multimídia Leitura compartilhada Em cena ando com João Cabral de Melo Neto.

Outras atrações

Entre as atrações estão também: Troca-troca de livros da Secretaria Municipal de Cultura; Geladeira Literária do CEAT; Banca de livros: empréstimo de livros para moradores de Santa Teresa e Bré-Art – Brechó social de moda sustentável. As livrarias Paulinas, Blooks e a editora Malê estarão presentes ao evento com seus lançamentos.

Comentários

srzd



mais notícias