Indignados, artistas acusam William Waack de ser ‘racista e machista’

Bruno Gagliasso e Cris Vianna. Foto: Arte/Divulgação

Bruno Gagliasso e Cris Vianna. Foto: Arte/Divulgação

Os atores Cris Vianna, Bruno Gagliasso, Lázaro Ramos e Elisa Lucinda criticaram o jornalista William Waack pelo vídeo vazado na quarta-feira (8), no qual ele aparece fazendo comentários de cunho racista.

No Instagram, a atriz compartilhou as imagens e escreveu: “Quando o racismo ‘velado’ é REVELADO. É racismo sim”, usando as hashtags #RacistasNãoPassarão e #RacismoÉCrime.

Bruno Gagliasso, que já brigou na Justiça para combater comentários preconceituosos dirigidos à filha Titi, do Malawi, na África, também se posicionou. “Racista e machista. #NãoPassarão”, escreveu ele na publicação de Cris, recebendo apoio dos seguidores pela atitude.

Leia também: Responsáveis por vazar vídeo de William Waack desabafam e esperam processo da Globo

William Waack está afastado momentaneamente da Globo, conforme anunciou a emissora em nota emitida nesta quarta-feira (8), depois que o vídeo dele conversando com Paulo Sotero, diretor de uma instituição norte-americana, antes de uma transmissão ao vivo cair na internet. Posicionado em um estúdio situado na frente da Casa Branca, em Washington, William resmunga depois que uma buzina é disparada na rua. “É preto. É coisa de preto”, disse.

Apesar da existência do vídeo ser de conhecimento da Direção de Jornalismo da Globo há um ano, ela nada fez e sequer advertiu seu empregado sobre o crime que praticou em forma de chiste. A Globo não pediu desculpas ao público, apenas disse não concordar e elogiou a qualidade do seu profissional.

Leia também: Após acusação de racismo, ‘Globo’ afasta William Waack

A nota foi considerada insatisfatória por militantes do movimento negro. “A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida”.

Lázaro Ramos: “Racismo é crime e ponto.”

Lázaro Ramos

O ator Lázaro Ramos é outro artista que ficou inconformado com a atitude de William Waack. Lázaro, então, compartilhou nas redes sociais trechos do texto de uma pessoa chamada Johnatan Oliveira Raimundo, que fala sobre “coisa de preto”.

“Coisa de preto é a poesia de Cartola. Os dedos a bailar sobre o violão de Paulinho da Viola. Ah, só podia ser preto – Romário, Imperador, Ronaldinho. Responder ao racismo com lamentos em forma de chorinho”, diz uma parte do texto.

Em seguida, o ator escreve: “E eu completo aqui: é tudo isso e muito mais. E pra vc o que é? E só pra não esquecer: Racismo é crime e ponto final”.

Leia também: Sheherazade defende William Waack: ‘Medíocres de todas as nuances’

Elisa Lucinda

A atriz Elisa Lucinda fez um desabafo emocionante e indignado no seu Facebook:

Comentários

 




    gl