Sandro Salvatore. Foto: Acervo Pessoal

Sandro Salvatore Giallanza

Economista formado pela Faculdades Integradas Bennett, pós-graduado em Mercado em Derivativos e pós-graduado em Gestão em Projetos, pela Universidade Cândido Mendes. Escritor de publicações sobre Empreendedorismo, Gestão em Projetos, Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Consultor do Sistema Sebrae, das 3 maiores entidades municipalistas brasileiras e de dezenas de prefeituras brasileiras.

Empreender não tem idade

Foto: Reprodução da internet

Foto: Reprodução da internet

Poderiam ser dezenas, centenas e milhares de casos de sucesso de empreendedorismo, mas resolvi dar visibilidade a apenas 6 casos de empreendedores que conquistaram o sucesso após os 50 anos.
Casos de sucesso revestem-se em fonte de inspiração para milhares de potenciais empreendedores que dependem destes exemplos para fortalecer o sentimento de mergulhar de cabeça em acreditar a ter confiança em colocar na prática seus projetos.

Apresentar argumentos de que está velho para empreender é uma justificativa esdrúxula e inconsistente para aqueles que não adquiriram o estágio de confiança e de credibilidade em torno de si.

As histórias que apresentarei são exatamente de 6 empreendedores que começaram “tardiamente” a empreender justamente a partir dos 50 anos.

1) Henry Nestlé: aos 52 anos inventou a farinha láctea com a finalidade de combater a desnutrição que acometida expressiva parcela das crianças e adolescentes no século XIX. Uma mistura em pó que conseguiu reverter um cenário preocupante
e que estava comprometendo a saúde e a formação infantil nos idos de 1860. O conglomerado da Nestlé está presente em 150 países do planeta empregando 30.000 funcionários.

2) Joseph A. Campelo

Abriu sua primeira fábrica das sopas Campbell’s aos 52 anos. Sua primeira sopa enlatada foi comercializada em 1895 pela fábrica em Nova Jersey. Tornou-se numa das gigantes da indústria de alimentação processada, faturando $8 bi ao ano e está presente em 120 países.

3) John Pemberton:
Enquanto testava medicamentos inventou o maior sucesso de uma bebida consumida por todo o planeta, a Coca Cola.

4) Charles Flint: criou o maior grupo de tecnologia do planeta a época, a IBM. Depois de participar da formação de inúmeros conglomerados. O Think é um registro da história da IBM desde sua criação até os tempos atuais.

5) Harland Sanders: criador da rede de lanchonetes KFC comercializou sua primeira franquia aos 62 anos imprimindo sua fisionomia na identidade visual da marca KFC. Seu legado expande-se por 20.000 lojas espalhadas no planeta.

6) Ray Kroc: criou uma das maiores redes de fast food, a Mac Donalds. Em apenas 3 anos após a fundação alcançou a impressionante marca de 100 milhões de hamburgers comercializados. O grande mérito foi aliar agilidade, qualidade, padrão e eficiência no atendimento.
Estes casos exemplares de empreendedorismo possuem em torno de suas experiências forte formação empreendedora no DNA destes empreendedores de sucesso, sem sombra de dúvidas, mas, por outro lado, ninguém nasce sabendo tudo que precisa e é neste aspecto que estes personagens se diferenciam dos demais, a busca incessante para aperfeiçoar, aprofundar, conhecer, inquietar, avançar e de se insatisfazer com o estágio alcançado eis características singulares e específicas deste seleto e reconhecido grupo de empreendedores referenciais e admirados.

Comentários

 




    gl