Vem chegando o concurso do TRT-RJ!

Dos concursos para tribunais, tudo indica que o próximo a ter seu edital publicado é o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. O concurso já está autorizado e o próximo passo é a escolha da banca organizadora do concurso. Ao que tudo indica, a próxima banca deverá ser escolhida por dispensa de licitação. Caso seja esse o caso, podemos esperar a contratação de grandes bancas como a Fundação Carlos Chagas (FCC) que organizou o último concurso em 2012.

Essa possibilidade traz mais segurança para quem já está se preparando ou vai iniciar agora. As bancas maiores possuem mais experiência e um volume maior de provas aplicadas. Esse fato costuma evitar problemas durante a realização da seleção, além de fornecer um vasto material de estudo para o candidato. Nesse momento, sem a definição da nova banca, o que resta para o interessado nesse concurso é estudar a partir do último edital, usando questões da FCC.

Mantendo a mesma lógica do último concurso e possivelmente a mesma banca, as disciplinas cobradas para o cargo de Técnico Judiciário – área administrativa devem ser as mesmas com algumas atualizações naturais. Serão mantidas, com bastante segurança, as disciplinas de: português; redação; direito administrativo incluindo Regime Jurídico dos Servidores Civis da União e Licitações e Contratos.

As disciplinas de informática; matemática e raciocínio lógico também devem ser mantidas. Como é uma resolução do CNJ, devemos esperar o estatuto dos portadores de necessidades especiais e possivelmente alguns conceitos e regulamentações de sustentabilidade. Duas disciplinas que não podem faltar nesse edital é o direito do trabalho e o direito processual do trabalho.

Para garantir uma preparação mais racional e com uma boa relação custo/benefício, sugiro concentrar o esforço nas primeiras disciplinas deixando para um pouco mais tarde essas duas últimas. Apesar da nova legislação do trabalho já ter entrado em vigor, já existe uma medida provisória alterando o texto que ainda precisa ser avaliada pelo legislativo e uma ação direta de inconstitucionalidade que trata de vários pontos da lei, ainda para ser avaliada pelo Supremo.

Dessa forma, muita coisa pode mudar ao longo dos próximos meses. Sem segurança e sujeitas a várias alterações é melhor, para evitar confusão, esperar mais um pouco para iniciar o estudo dessas disciplinas. Nesse momento, é melhor aplicar todo o esforço para garantir conhecimento nas outras disciplinas para quando as definições ocorrerem, você poder se dedicar fortemente nessas duas disciplinas que são as mais importantes e infelizmente as mais inseguras nesse momento para estudar.

Se você se interessou por este concurso, essa é a hora de iniciar a preparação. É uma boa oportunidade, é garantida e deve ter o edital publicado nos primeiros meses de 2018. Bom estudo e até o próximo.

 

Comentários

 




    gl