Superior Tribunal Militar em breve terá edital do novo concurso publicado – Parte II

O último concurso do STM foi feito pelo Cespe/UnB, em 2010. Aquela prova é a melhor referência para estudos, essa é a única referência que o candidato tem no momento, qualquer atualização só saberemos com a publicação do edital. Se o candidato garantir o conhecimento cobrado na última prova, com a publicação do edital terá entre a publicação e a prova tempo para ganhar conhecimento novo. Não existe outra forma.

Metade dos pontos da prova estão nas disciplinas de conhecimentos específicos, essas não podem ser negligenciadas pelo candidato. Obviamente nenhuma disciplina deve ser deixada de lado, mas um foco deve ser dado nos conhecimentos específicos do cargo que o candidato escolher. A outra metade dos pontos estão divididos entre conhecimentos básicos e conhecimentos complementares, dependendo do cargo a divisão é de 25% do total de pontos da prova para cada um desses conhecimentos.

Falando especificamente do cargo de técnico administrativo, o principal da seleção, a banca costuma ser exigente , o nível de dificuldade, por causa dos motivos já citados é relativamente alto, mas se o candidato se preparar usando as provas de nível médio do Cespe-UnB estará no caminho com uma boa qualidade de estudo.

As questões de provas anteriores fazem total diferença nessa preparação, não adianta ficar batendo cabeça só no conhecimento teórico, não basta para esse modelo de concurso. As questões orientam o candidato no nível e profundidade do conhecimento cobrado. Seguindo essa máxima, não tem prova difícil, pois o candidato estuda o que cai e na profundidade que é cobrado.

O concurso será de nível nacional e algumas praças, como o Rio de Janeiro, já estão confirmadas; o poder Judiciário como um todo tem sido muito menos impactado pelas restrições orçamentárias, a possibilidade de contratação do cadastro de reserva é bem maior que os concursos do poder Executivo nesse momento. Eu acho que essa blindagem é o maior atrativo, somando a ela os benefícios, o concurso se torna uma grande opção para quem se interessa pela área e vem se preparando para a área dos tribunais.

Comentários

 




    gl