IBAMA irá encaminhar pedido de novo concurso!

O IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, divulgou que ainda este mês encaminhará o pedido de concurso para o ministério do Meio Ambiente. Esse pedido deve conter 500 vagas para Analista Ambiental e 180 vagas para Analista Administrativo, para contratação imediata. Os dois cargos exigem nível superior em qualquer formação e possuem remuneração inicial de R$ 7.760,45.  O IBAMA deve acrescentar nesse pedido mais 849 vagas para a contratação escalonada para os próximos três anos.

Essas vagas extras trarão oportunidades para todos os cargos: Analista Ambiental; Analista Administrativo, Técnico Administrativo e Técnico Ambiental. Dessa forma, serão 1529 vagas no pedido feito ao Ministério do Meio Ambiente. Esse pedido deve ser encaminhado do Ministério do Meio Ambiente para o ministério do planejamento até o dia 31 de maio quando a análise do orçamento deve iniciar. A expectativa do IBAMA é ter o concurso autorizado no segundo semestre desse ano com prova prevista para o primeiro semestre de 2018.

Historicamente, a banca que organiza todos os concursos do IBAMA é a CESPE-UNB. Se por um lado, essa banca é considerada uma banca relativamente difícil, por outro os interessados não devem ser surpreendidos, já que existem muitas questões de provas anteriores disponíveis. Com base nessas provas o interessado pode aprofundar seu conhecimento focado na capacidade da banca em cobrar determinados conteúdos. Conhecer as disciplinas e conteúdos é muito importante, mas é fundamental que o candidato aprofunde seu conhecimento com base nas questões já aplicadas pela banca.

O estudo teórico serve para tirar o candidato da ignorância nos conteúdos, mas o estudo feito à partir de questões anteriores aponta os conteúdos mais importantes, os mais frequentemente cobrados, além da profundidade do conhecimento necessário nas últimas provas. Estudar à partir de questões, depois de um nivelamento teórico, é estudar na melhor relação custo/benefício. Esse método reduz as surpresas na prova e torna a interpretação das questões mais simples durante a realização da prova.

As vagas de Analista Ambiental do IBAMA foram divididas em três temas no último concurso, cada tema com uma parte do conteúdo programático específico. Os temas foram os seguintes: Licenciamento Ambiental; Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental e por último, Gestão, Proteção e Controle da Qualidade ambiental. As disciplinas comuns para os três temas foram: língua portuguesa; redação oficial; atualidades, ética no serviço público; direito constitucional; direito administrativo e legislação do setor ambiental. Além dessas disciplinas, encontramos os conhecimentos específicos de cada um desses temas. Vale um estudo do último edital para se orientar na escolha do tema e conteúdos a serem estudados.

Se a previsão do IBAMA se concretizar, a realização da prova no próximo ano, o interessado terá bastante tempo para estudar e aprofundar os temas. Apesar do cargo de Analista Ambiental ter atribuições e exigir conhecimentos bastante específicos, o candidato não necessita ter sua formação na área ambiental. Para se candidatar a esse cargo, basta o candidato ter concluído o nível superior, independente do curso e conhecer os conteúdos com a profundidade necessária para a realização da prova. Por isso é fundamental usar muitas questões de provas anteriores na preparação.

Comentários

 




    gl