Estudos para concursos durante o carnaval!

Quando um interessado inicia o estudo para concurso, é para estudar continuamente até a posse. Caso contrário, com interrupções, o esforço de preparação é perdido junto com o hábito de estudo, tão difícil e doloroso de ser conquistado. Por isso o candidato, para garantir seu melhor desempenho na preparação, não deve parar nunca. Aí vem a pergunta que todos fazem. O que fazer no carnaval? É possível usar o feriado para relaxar e descansar a cabeça?

Esses feriados mais longos podem ser aproveitados de duas formas por quem estuda para concurso, dependendo da proximidade do edital ou da prova que o candidato se encontra. Quando não há previsão de prova ou de edital nos próximos meses, o candidato pode aproveitar o feriado para diminuir um pouco a intensidade do estudo, sem interromper para não perder o hábito, e aproveitar o feriado para descansar um pouco.

Como disse, descansar não é abandonar o estudo, mas reduzir um pouco o tempo diário e aproveitar o tempo livre para curtir um pouco o feriado. Se for um folião, basta criar um horário de estudo menor e no meio do dia. Isso permite a aproveitar a noite e poder acordar mais tarde, um pouco, para se recuperar. Como já disse anteriormente, não aconselho a interrupção do estudo no carnaval, pois perde-se um tempo importante de preparação e o pior, perde-se o hábito de estudo. Depois do carnaval, quando o candidato tenta retomar o estudo, o desânimo e o desconforto tornam a retomada muito dolorida.

Neste momento, muitos acabam desistindo ou levando muito tempo para voltar à prática anterior.  Quando a prova está próxima ou o edital está prestes a ser publicado, esse é o momento de intensificar o estudo, aproveitar todo tempo disponível para aprofundar os conhecimentos e resolver questões. Esse não é o momento de descansar, o tempo livre do carnaval é muito precioso para colocar as disciplinas em dia e entender como a banca organizadora funciona em uma prova.

Neste conceito, o que o candidato precisa ter em mente é que tem carnaval todos os anos, mas uma grande oportunidade de emprego acontece com menos frequência, além do mais, será muito melhor aproveitar o carnaval ano que vem, empregado e com dinheiro no bolso do que arriscar a preparação para curtir a festa este ano. Perder esse tempo de estudo do carnaval joga o candidato várias posições para trás na classificação do concurso, já que a maioria da concorrência vai manter ou intensificar o estudo e ganhar posição na classificação.

Estudar para concurso não é uma ciência, muito menos exata, dessa forma a decisão pertence a cada candidato que deve avaliar o seu desempenho, conhecimento, proximidade da prova e até a necessidade e urgência que tem para ser aprovado e se tornar um servidor público. Independente da decisão que o candidato tomar, é fundamental que só interrompa a preparação com a data da posse marcada. Dessa forma, todo o esforço será recompensado.

Comentários

srzd



mais notícias