Edital do novo concurso do Exército é divulgado

Exército. Foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 8 de maio, o edital para o concurso de admissão aos cursos de formação para sargentos. As inscrições já estão bertas e serão encerradas no dia 12 de junho, a taxa de inscrição é de R$80,00 e a prova está prevista para o dia 24 de setembro. Há tempo hábil para uma boa preparação. Para concorrer a uma vaga de Sargento do Exército, o candidato deve ter concluído o nível médio até o dia da matrícula no curso de formação, possuir no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos, estar em dia com as obrigações militares entre outros.

 

São oferecidas 1100 vagas sendo 900 para a área Geral/Aviação masculino, 100 vagas para Geral/Aviação feminino, 40 vagas para música e 60 vagas para técnico em enfermagem. Como pode perceber, são muitas vagas disponíveis, o que facilita muito a vida de quem pretende se candidatar, as chances aumentam consideravelmente. Além do exame intelectual, que conta com a prova e uma redação, a seleção possui uma avaliação médica, uma avaliação de títulos e um exame de habilitação musical, dependendo do cargo e um teste de aptidão física, tudo descrito minunciosamente no edital publicado. Vale uma avaliação do candidato para entender o nível de dificuldade dessas provas e testes.

 

A prova intelectual, prevista para o dia 24 de setembro, contará com 20 questões de matemática, 20 questões de português, 10 questões de história, 10 questões de geografia e uma redação. Para a área de música tem, além dessas, uma prova com 12 questões de teoria musical e para o cargo de técnico em enfermagem mais 12 questões de conhecimentos específicos de enfermagem. Os conteúdos são bem amplos, com destaque para a disciplina de matemática que conta com temas como: teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos ; funções; trigonometria; análise combinatória; probabilidade e estatística; sequências numéricas; matrizes, determinantes e sistemas lineares; geometria plana, espacial e analítica; números complexos; polinômios e equações polinomiais.

 

Como deu para perceber, o conteúdo de matemática demanda bastante cuidado durante a preparação por causa da complexidade e amplitude. O conteúdo de português, além dos temas normalmente cobrados em concursos, conta com assuntos como teoria da linguagem, semântica, literatura brasileira e técnicas e teoria textual. Essa inclusão dificulta um pouco, mas o nível de complexidade não é dos mais elevados.

 

Os conteúdos de história iniciam com a expansão ultramarina Europeia do século XV até o Brasil República na Segunda Guerra Mundial. Em geografia do Brasil os temas cobrados são: o território nacional; o espaço brasileiro; políticas territoriais; modelo econômico brasileiro; a população brasileira e políticas territoriais regionais. Ambas disciplinas com conteúdos extensos mas bem delimitados, o que facilita bastante o candidato durante a preparação.

 

São muitas vagas e o conteúdo, apesar de relativamente extenso, permite uma preparação com consistência. Isso significa que quem iniciar os estudos agora, tem grandes chances de chegar ao dia 24 de setembro com grandes chances de ficar entre os alunos do curso de formação de sargentos. Como sugestão aos interessados, os conteúdos de matemática devem ser estudados com mais cuidado e demanda a resolução de muitas questões de provas anteriores para alinhar o que esta sendo aprendido, com o que é efetivamente cobrado em provas.

 

Essa sugestão serve para todas as disciplinas, fazer questões de provas anteriores e a receita de sucesso do processo de preparação para a prova. O bom disso tudo é que essa prova é aplicada anualmente e existe um grande número de questões já aplicadas à disposição do candidato.  Conhecer a capacidade de cobrança da banca e quais assuntos são mais relevantes é exclusivo para quem trabalha as provas anteriores do concurso. Para os interessados, é hora de fazer a inscrição no concurso e iniciar a preparação.

Comentários

 




    gl