Colégio Pedro II publica edital de novo concurso

Foi publicado na última sexta, 26/5, o edital para o concurso do Colégio Pedro II.  Nesse edital há oportunidades para candidatos de nível médio, médio/técnico e superior. O maior número de vagas disponíveis é para o cargo de assistente em administração, são 24 vagas para 40h semanais de trabalho, é um cargo de nível médio com uma remuneração inicial de R$ 2.446,96. Como disse anteriormente são vários cargos, entre eles temos: assistente de alunos, técnico de laboratório de biologia, física e química, tecnologia da informação e nutrição.

Para nível superior, há oportunidades para TI, assistente social, contador, engenheiro elétrico, estatístico, médico psiquiatra, nutricionista, psicólogo e técnicos em assuntos educacionais. Esses cargos específicos oferecem poucas vagas mas também é muito pequena a população, com a formação específica , que estão estudando para passar em um concurso público. Não basta conhecer as disciplinas da área, tem que transitar em diversas disciplinas fora do núcleo do cargo.

Com isso, nem tantos candidatos se inscreverão e menos ainda estarão fazendo algum esforço preparação. Essa avaliação serve para os cargos de nível médio/técnico e nível superior, como o salário inicial não é tão chamativo, a procura desse concurso por concurseiros experientes será muito baixa, o que torna esse concurso uma grande oportunidade para os iniciantes. Quem organizará a prova dessa vez é o próprio Colégio Pedro II.

Essa é a grande novidade desse concurso e demanda um estudo teórico mais minucioso pela falta de questões construídas e aplicadas pelo Colégio Pedro II. As inscrições ocorrem no portal do Colégio entre os dias 29/5 ao dia 29/6 e a prova está prevista para ocorrer nos dias 3/9 ou 10/9 dependendo do cargo.

Ao todo, a prova será composta por 70 questões, sendo 50 questões das disciplinas de conhecimentos gerais e 20 das disciplinas de conhecimentos específicos. Os pontos da prova são divididos da seguinte forma: 20% para a disciplina de português; 10% para a disciplina de RLM e matemática; 10% para informática, 20% para legislação e os 40% restantes para as disciplinas de conhecimentos específicos.

Olhando os conteúdos programáticos cobrados para o cargo de assistente em administração, classe D, com prova prevista para 10/9, temos as disciplinas de: Língua portuguesa com conteúdos de redação oficial; Raciocínio lógico-quantitativo, com conteúdos de RLM, matemática básica e conceitos básicos de matemática financeira. Esse conteúdo sofreu alteração depois do último edital, no lugar de conceitos básicos de estatística, entrou conceitos básicos de matemática financeira com juros simples e compostos.

A disciplina de informática sofreu atualização. A disciplina de legislação inclui um pouco de direito constitucional, direito administrativo com a lei 8112/90 e a lei 8.429/92, o código de ética do servidor público federal,  além de algumas leis relativas a educação e ao próprio colégio Pedro II. Nos conhecimentos específicos para o cargo de técnico em administração, temos conteúdos de administração geral, atendimento ao público, administração de recursos materiais, arquivologia , mais um pouco de direito administrativo com a lei 8666/93 (licitações e contratos)  e outros conceitos de direito constitucional.

O conteúdo não é extenso, mas algumas disciplinas ficaram fracionadas entre os conhecimentos gerais e específicos. Temos tempo suficiente até a prova para uma boa preparação. O importante é iniciar o estudo o mais rápido possível para estar bem preparado no dia da prova e conquistar a sua vaga no serviço público.

Comentários

 




    gl